Batman: Uma história verdadeira – Paul Dini e Eduardo Risso

Esta não é propriamente uma história de super-heróis. Poderia dizer que é uma história de desilusão e confronto com a realidade. Poderia dizer que é uma história sobre o ultrapassar de momentos difíceis e de transformar um episódio violento  ou uma história em que se compara a coragem de um homem comum, sem poderes, à coragem de um super-herói invencível.

Neste livro apresenta-se um homem que desde pequeno vivia envolto em bonecos como forma de se alienar do que lhe desagradava no que o rodeava. Pouco sociável, tentou passar despercebido durante todos os anos de escola (muitas vezes sem sucesso perante os alunos maiores e mais violentos). Mas tudo isto foi quase esquecido quando, contra todas as hipóteses, conseguiu trabalhar no ramo dos desenhos.

Tudo foi posto em causa no dia em que foi violentamente assaltado e confrontado com a dura realidade de sobreviver a este episódio. Perante a sua própria fraqueza e impossibilidade em lidar com os assaltantes, a imaginação que alimentava os bonecos do seu dia a dia esfuma-se e começa a ter problemas criativos.

Centrando-se na relação do autor com os bonecos e na forma como se habituou a abstrair da realidade através da imaginação, Batman uma história verdadeira é um livro pouco usual sobre super heróis que nos apresenta o contraste com a realidade violenta, a falha que origina a quebra do mundo do desenhador e como este supera o episódio para voltar a produzir criativamente.

Este livro foi publicado pela Levoir na colecção de Novela Gráfica que é lançada em conjunto com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s