Histórias do Bairro – Gabi Beltrán e Bartolomé Seguí

Crescer num bairro onde não há lugar para a inocência não só determina uma infância diferente, como, quase sempre, aprisiona o futuro. Quando são inexistentes as perspectivas de sucesso e quando todos os adultos que se conhece possuem actividade incerta ou ilegal bem como existências afundadas em vícios, solidão e raiva, não se pensa em investir numa profissão honesta ou em sair do loop de corrupção.

Em Histórias do Bairro conhecemos a infância de um dos autores que cresceu num bairro problemático, carregado de prostitutas e pessoas de actividade incerta, deambulando livremente com outros miúdos e aproveitando para fazer pequenos biscates – ir ao tasco comprar o vinho ao velhote que vive fechado em casa ou ir às docas indicar aos marinheiros onde conseguem arranjar uma companhia para a noite.

Estas primeiras actividades, ainda que relativamente honestas, expõem a mente a duras realidades e fecham a porta à sensibilidade – os sentimentos são um luxo e é mostrando dureza que sobrevivem na rua entre outros miúdos, dando suporte a actividades ilegais como assaltos ou contrabando.

De episódio em episódio, o autor apresenta os relacionamentos fugazes com adultos de referência, a fraqueza escondida da avó, os destinos catastróficos dos outros rapazes. Paralelamente percebemos que a paixão por desenhos e livros o mantém, acabando por ser o que o salva de um destino quase certo de crime e vício.

Histórias do Bairro possui um visual caricato, retratando apenas o necessário e captando a dura realidade à qual dificilmente se escapa. Mesmo neste contexto consegue ter um tom ligeiramente descontraído encarando as cenas quase como normais (uma normalidade relativa causada pelo hábito) deixando ao leitor, com o devido texto de apresentação (mais maduro e recente), a interpretação de cada componente.

Histórias do Bairro foi publicado em Portugal pela Levoir em parceria com o jornal Público.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s