Desde a workshops, a palestras, o programa do Sci-fi LX dedicado à literatura de ficção científica é extenso! Deixo-vos algumas sugestões (e, claro, não podia deixar de dar destaque àquelas em que participo):

Dia 14 – 16h – Onde estão as naves espaciais da literatura portuguesa?

A produção de ficção especulativa, mais propriamente de ficção científica escasseia e raramente se vê nas lojas carregadas de possíveis best-sellers de fácil consumo. Ainda assim, pequenas editoras como a Imaginauta ou a Editorial Divergência têm conseguido lançar boas histórias! Esta palestra pretende dar a conhecer o pouco, mas bom, que se faz por cá.

Dia 14 – 17h – Robots na ficção científica – catastróficos, ridículos e apocalípticos! – com João Barreiros

Os robots fazem parte da ficção há largos séculos. Oscilando entre a forma humana
e meros mecanismos, os robots na ficção podem ser assustadores, ameaçando a
espécie humana, ou cómicos, como entidades que não compreendem a ironia ou o
pouco lógico relacionamento entre humanos. Nesta pequena palestra apresentam-se
alguns bons exemplos na ficção científica.

António Macedo – O “Arquitector” de Universos – António de Sousa Dias

António de Sousa Dias apresenta uma homenagem a um dos mais prolíficos cineastas e escritores do Fantástico português. Conheçam a obra e o percurso de António de Macedo (1931-2017).

Homenagem a Ursula Le Guin – Coordenação: Luís Filipe Silva

Nesta homenagem à recentemente falecida Ursula Le Guin, Luís Filipe Silva coordena a partilha de excertos da obra da autora, que mais terão marcado os participantes. Se quiser ser um dos que partilharão estes textos, inscreva-se em: https://goo.gl/forms/l7qddvSap6aypkon2.
Sessão de Preparação: Sábado 14 de Julho, às 21 horas.
Sessão aberta ao público: Sábado 14 de Julho, às 22 horas

O Fenómeno da desmultiplicação – como escrever uma saga – Filipe Faria

Filipe Faria, conhecido autor de As Crónicas de Allaryia, uma saga de sete volumes publicada ao longo de nove anos (e talvez escrita ao longo de mais tempo) e Felizes Viveram uma Vez, partilha truques, atropelos e vitórias na elaboração de uma história longa em vários volumes para aspirantes a escritor.

Workshop – Como escrever um conto apocalíptico – Pedro Cipriano

Pedro Cipriano, autor premiado e fundador da Editorial Divergência, traz-nos um workshop sobre a escrita de contos apocalípticos.

Lançamento – Steampunk Internacional

A Editorial Divergência lança, no Sci-Fi Lx 2018, a Antologia Steampunk Internacional, um projecto conjunto desta editora nacional, da New Con Press do Reino Unido e da Osuuskumma da Finlândia. Nove autores de quatro países, publicados em três línguas: http://divergencia.pt/loja/steampunk-internacional/

O Apocalipse na Fantasia e na Ficção científica – Diogo de Almeida 

Os Mensageiros das Estrelas voltam a colaborar com o Sci-Fi Lx, desta vez com uma palestra de Diogo de Almeida sobre o Apocalipse na Fantasia e na Ficção Científica. Para saberem mais sobre a edição deste ano dos Mensageiros das Estrelas visitem: http://messengersfromthestars.letras.ulisboa.pt/

Experiências de BD e literatura – Leonor Ferrão, Miguel Jorge e Diana Pinguicha

Três artistas e três visões das artes! Nesta palestra será abordado a BD e a Literatura, enquanto artes modeladoras da vida

Como sobreviver ao fim do mundo – O Apocalipse na Literatura – Nuno Ferreira

O Nuno Ferreira falará da noção de Apocalipse na literatura, com dicas para sobrevivermos