Aqui Mesmo – Forest e Tardi

Aqui mesmo, neste lugar, onde sou tão infeliz, mas acomodado, onde cumpro um objectivo e esqueço o mundo lá fora – Aqui mesmo é o segundo volume da colecção Novela Gráfica e é da autoria conjunta de  Foresi e Tardi, sendo Tardi o autor de Foi assim a guerra nas trincheiras. A história centra-se numa personagem traumatizada que reduziu o seu mundo aos muros em que vive. Arthur Même sobrevive nos muros que dividem as propriedades dos primos, separadas geração após geração por partilhas e disputas, esperando conseguir conquistar as mesmas terras no tribunal.

No cimo dos muros Arthur controla as entradas e as saídas, cobrando a cada passagem uma portagem. De forma a chamarem-no para abrir o próximo portão, quem deseja passar toca um dos sinos, sendo que Arthur distingue facilmente que portão corresponde a que tinido. O seu dia a dia é monótomo, com poucas ou nenhumas conversas, excepto aquelas que terá diariamente com a mãe, por telefone.

A abertura de portão intercala-se com as raras visitas dos advogados e a entrega de bens por  um barco merceeiro. Assim é o quotidiano de Arthur que lhe reduz os horizontes. Esta monotomia irá ser quebrada por uma rapariga atrevida que vive numa das propriedades e pela vantagem estratégica que a região poderá conceder aos actuais líderes políticos do país, que tem perder as próximas eleições.

A quebra de monotomia irá expor os problemas de Arthur, problemas que no início pareciam apenas elementos numa caricatura mas que revelam os profundos traumas que o levam a apegar-se ao muro numa demanda sem fim.

Caricato e mirabolante, Aqui mesmo pode dividir-se em duas partes, uma primeira onde se apresenta a personagem e as suas peculiares movimentações em cima do muro, e uma segunda, em que se quebram todos os elementos que o rodeiam e se perturba o difícil equilíbrio. Aqui mesmo começa como um relato divertido, sobretudo pelas suas particularidades, mas a quebra da rotina faz o enredo aumentar a loucura a cada página.

O resultado é uma leitura estranhamente movimentada, carregada de episódios extravagantes, onde o cómico anda de mão dada com o trágico e o inusitado.

Aqui Mesmo pertence à colecção Novela Gráfica da Levoir em parceria com o jornal Público.

Um pensamento sobre “Aqui Mesmo – Forest e Tardi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.