Portais – Octavio Cariello e Pietro Antognioni

Se a publicação de ficção científica é rara em Portugal, que dizer de banda desenhada de ficção científica? Surpreendentemente, nos últimos meses têm saído alguns álbums (que muitas vezes pecam por ser demasiado curtos) bastante interessantes, como é o caso de Ermal ou deste Portais.

Visualmente bem concretizada, Portais apresenta uma história futurista em que várias pessoas vão sendo transportadas pelo espaço e pelo tempo (sem consentimento) para uma época em que a sua presença será decisiva na luta pelo trono, para afastar o déspota que o detém – encontra-se a decorrer uma batalha complicada e estas figuras de outros tempos vão ser decisivas.

Se o início é quase pausado, dando espaço para percebermos o ambiente diferente de onde provêm estes elementos fundamentais, após esta apresentação a história condensa-se, introduz várias personagens e vários acontecimentos, num ritmo que carece de detalhes para o total entendimento.

Cruzam-se linhas temporais diferentes e resolvem-se conflitos, de forma bastante rápida, e com poucas explicações. Sucedem-se reviravoltas inesperadas e pequenas batalhas numa história que carecia de mais espaço para se desenvolver totalmente, tanto pela quantidade de personagens, como pelas várias, possíveis, linhas narrativas.

Não se entenda pelo comentário sobre a falta de espaço que não gostei da história. Pelo contrário. Apesar das páginas apertadas trata-se de uma boa história, com bons alicerces para a criação de algo mais, acompanhada por excelente visual, e a narrativa é forte o suficiente para nos deixar a querer mais.

Portais foi publicado em Portugal pela Polvo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.