
Este volume faz parte de uma colecção lançada pela editora A Seita em que se reúnem volumes de diversos autores que fazem uma uma homenagem à personagem Lucky Luke. Neste caso, a abordagem é de um autor alemão, que usa uma personagem histórica, Albert Overman, para tecer o enredo.

A aventura começa com Lucky Luke a salvar Albert Overman de uma emboscada por dois bandidos. Esta não é, no entanto, um assalto normal. Os dois bandidos, contratados pela concorrência, tinham como objectivo impedir que Albert Overman venha a participar na maior corrida de bicicletas em São Francisco.

A partir daqui Lucky Luke prossegue viagem no mesmo comboio que o inventor, mas uma tentativa de sabotagem acaba por o afastar de Overman e de Jolly Jumper. Separado do seu cavalo, mas na posse da mítica bicicleta, Lucky Luke é obrigado a fazer a viagem pedalando. Em contrapartida, Jolly vê-se separado do seu dono e entra em depressão.

Lucky Luke Muda de Sela é uma homenagem a Lucky Luke que usa uma personagem histórica para centrar a sua narrativa. Os desenhos são ligeiramente cómicos, de proporções exageradas que conferem uma aura caricata ao livro. Sem ser propriamente um livro de humor é uma leitura bem disposta que explora alguns clichés da personagem principal, mas que poderá não ser bem visto por todos os fãs de Lucky Luke.

A representação gráfica afasta-se do aspecto clássico, as situações apresentam-se mais relaxadas do que é usual, Lucky e Jolly demonstra-se menos espero do que nos habituámos. É uma história com uma aura muito diferente do tradicional, muito movimentada que demonstra pouco das capacidades de planear de Lucky Luke.

Como leitura isolada, gostei imenso da história. Gostei da forma como retorcem algumas características de Lucky Luke e Jolly, de como exploram o relacionamento de ambos, bem como da sucessão mirabolante de episódios caricatos em que se exageram circunstâncias e reacções. Mas não achei uma leitura perfeita. Visualmente, tem alguns pontos que considero menos agradável, pelo exagero na caracterização de personagens.

Apesar de ter adorado a leitura e a ter achado interessante, as suas características distintas (em exagero e caracterização) podem afastar alguns leitores mais tradicionais de Lucky Luke. Mas aconselho a todos os que queiram arriscar-se com uma abordagem diferente que usa os clichés de Lucky para criar uma caricatura interessante.
Lucky Luke Muda de Sela foi publicado em Portugal pela Editora A Seita.
Adoreiiiiiiiiiiiiiiiiii
Também 🙂 Mas já vi pelo menos duas pessoas fugirem do livro por ter um visual tão distinto.
Temos de experimentar sempre, mas sempre novas texturas. Nunca se sabe o que podemos descobrir.