
Eis uma leitura pouco apropriada para quem está a tentar controlar as aquisições de livros! Esta abordagem em banda desenhada da história da ficção científica está carregada de listas de sugestões por género e tipo, contendo não só as referências mais óbvias, mas algumas menos conhecidas!
O livro começa por levar dois robots do futuro a conhecer a história da ficção científica, referindo, claro, as primeiras obras como Frankenstein, debruçando-se para as supostas influências da obra. Estas primeiras páginas são menos interessantes, não usando a totalidade das capacidades da banda desenhada, mas apresentando-se mais como texto ilustrado, onde o desenho não participa na história mas apresenta imagens estáticas.
Após estas primeiras páginas, a abordagem muda, colocando vários autores conhecidos a conversar sobre as suas obras e as críticas que receberam. Assim explicam a formação das primeiras revistas e dos primeiros encontros de fãs, mostrando como se influenciaram e progrediram para uma época de ouro da ficção científica.




Este formato decorre primeiro para autores americanos, progredindo quase até à actualidade. De seguida, passa para o mercado inglês (mais contido) referindo as obras mais emblemáticas com o seu humor peculiar. Existem, no final, textos mais dedicados a obras de mulheres, mostrando como a diversidade trouxe outro tipo de histórias. Existe, também, uma mais breve referência ao enquadramento cultural ou racial de autores com outras origens.
Ultrapassando as primeiras páginas (mais estáticas), o livro consegue tornar-se mais interessante pela forma como coloca cada autor a conversar sobre o género. Adicionalmente, no final de cada página, podem ser encontradas listas com sugestões de leitura.



Apesar de ser uma visão interessante da história da ficção científica, à semelhança de outras histórias da FC, faltam as referências a outros mercados ou culturas, ou a livros de autores traduzidos que se encontram disponíveis noutros idiomas. Desta forma, teria sido mais adequado referir no título do livro que se detalha apenas a história da ficção científica inglesa. De resto, é uma boa leitura que aumentou excessivamente a minha lista de futuras aquisições.

