The History of Science Fiction – A Graphic Novel Adventure – Dollo e Moreissette-Phan

Eis uma leitura pouco apropriada para quem está a tentar controlar as aquisições de livros! Esta abordagem em banda desenhada da história da ficção científica está carregada de listas de sugestões por género e tipo, contendo não só as referências mais óbvias, mas algumas menos conhecidas!

O livro começa por levar dois robots do futuro a conhecer a história da ficção científica, referindo, claro, as primeiras obras como Frankenstein, debruçando-se para as supostas influências da obra. Estas primeiras páginas são menos interessantes, não usando a totalidade das capacidades da banda desenhada, mas apresentando-se mais como texto ilustrado, onde o desenho não participa na história mas apresenta imagens estáticas.

Após estas primeiras páginas, a abordagem muda, colocando vários autores conhecidos a conversar sobre as suas obras e as críticas que receberam. Assim explicam a formação das primeiras revistas e dos primeiros encontros de fãs, mostrando como se influenciaram e progrediram para uma época de ouro da ficção científica.

Este formato decorre primeiro para autores americanos, progredindo quase até à actualidade. De seguida, passa para o mercado inglês (mais contido) referindo as obras mais emblemáticas com o seu humor peculiar. Existem, no final, textos mais dedicados a obras de mulheres, mostrando como a diversidade trouxe outro tipo de histórias. Existe, também, uma mais breve referência ao enquadramento cultural ou racial de autores com outras origens.

Ultrapassando as primeiras páginas (mais estáticas), o livro consegue tornar-se mais interessante pela forma como coloca cada autor a conversar sobre o género. Adicionalmente, no final de cada página, podem ser encontradas listas com sugestões de leitura.

Apesar de ser uma visão interessante da história da ficção científica, à semelhança de outras histórias da FC, faltam as referências a outros mercados ou culturas, ou a livros de autores traduzidos que se encontram disponíveis noutros idiomas. Desta forma, teria sido mais adequado referir no título do livro que se detalha apenas a história da ficção científica inglesa. De resto, é uma boa leitura que aumentou excessivamente a minha lista de futuras aquisições.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.