Este é o terceiro volume de Ideiafix, uma série de banda desenhada que decorre no mesmo Universo ficcional que a clássica série francobelga, Astérix. Neste caso, como o nome indica, a história centra-se em Ideiafix, o cão de Obélix, e no seu grupo de animais amigos, constituído por outros cães, um gato, uma coruja e um galo.

Cada volume desta série apresenta três histórias curtas, centrando-se nalgum conflito ou problema que o grupo deve resolver. Cada animal tem a sua particularidade e a sua vantagem especial, fazendo com que seja um grupo caricato mas funcional. Claro que existem os animais que se opõem, os vilões, que serão os dos romanos.

As aventuras decorrem em Lutécia, onde encontramos romanos e gauleses. Mas se os romanos acham que vai ser fácil converter esta cidade, desenganem-se. O grupo de animais está atento e age quando é necessário – mesmo quando, por vezes, não tem noção da implicação das suas acções.

As histórias são leves e divertidas, faltando-lhes as duplas interpretações típicas de Astérix. As reviravoltas são mirabolantes, com vários episódios de acção / reacção, com a intenção de cativar o interesse do leitor.

É um conjunto de narrativas que se lê bem, ainda que não sejam extraordinárias e lhes falte as referências ou o refinamento de Astérix. O grande ponto negativo destas edições é o diminuto tamanho das letras, que dificulta a leitura – pelo menos para os leitores com mais idade.