
A Fábrica do Terror é uma comunidade centrada no terror, fundada por Pedro Lucas Martins, Sandra Henriques e Ricardo Alfaia. Tal traduz-se, no espaço da internet, por um portal de terror onde podemos ler artigos, contos e críticas. É neste seguimento que surge esta antologia de contos, lançada durante o MOTELX. O livro pode ser adquirido directamente no portal.
A primeira coisa que se destaca nesta antologia é a qualidade da edição – páginas grossas de papel brilhante; onde cada conto é separado do anterior por uma página indicando o título e o autor, que contém, normalmente uma imagem. Esta pode ser em marca d’água ou mais vincada. A lombada também tem um bom acabamento, permitindo a leitura total, sem danificar ou deixar marcas no livro.
Bem, ultrapassada a capa, o que encontramos como conteúdo? Contos de vários autores, sendo que há apenas um conto por autor. Alguns dos nomes são já conhecidos de outras andanças, como António Bizarro ou mesmo Pedro Lucas Martins. Como seria de esperar numa antologia deste tipo, há histórias de terror para todos os gostos, oscilando, em termos de tamanho, entre a meia página e as três.



Há contos de terror psicológico e outros mais violentos, há reviravoltas surpreendentes e contos episódicos ou poéticos. Há histórias de apocalipses, de desgraças e de assassinatos. Há, nalguns, elementos fantásticos, ou referências a situações do quotidiano, fantasmas e monstros (alguns sem a correspondente aparência).
Alguns ficaram-me, claro na memória, como O Homem «Ímpar» de Francisco Horta, onde um homem vive receoso de que algo seja em número par, implicando, até, com as paridades do corpo humano. O limite é atingido quando se apaixona. Ou A Caixa de Raquel Fontão em que as sensibilidades de um miúdo são geridas colocando-lhe uma caixa na cabeça. Apenas para referir dois.
O conjunto é, na sua maioria, de qualidade. As palavras fluem e as ideias são transmitidas, ainda que alguns sejam demasiado curtos para se destacarem, enquanto outros apresentam uma sequência previsível. Existem, no entanto, alguns que se destacam e se excedem na qualidade, sendo uma antologia de interesse para quem gosta do género de terror.