Encontrei este volume pesquisando entre os lançamentos do mercado espanhol na FNAC de Espanha. Depois de uma breve pesquisa os desenhos interessaram-me, antevendo que se tratava de um volume com boa qualidade de edição. As perspectivas foram cumpridas.

Este volume apresenta a adaptação da obra de Júlio Verne, Os Filhos do Capitão Grant, para o formato da banda desenhada, sendo que as personagens possuem a aparência de animais. Tal como no clássico, o encontrar de uma garrafa com um pedido de socorro é o início de uma grande aventura que levará a uma missão que percorrerá vários continentes.

A mensagem fala de um navio que terá naufragado que será do Capitão Grant e possui as coordenadas para a localização. No entanto, os dados causados pela água fazem com que existam várias possibilidades. Em paralelo, Lord Glenarvan, possui um barco esplendoroso e decide reunir os seus amigos, bem como os jovens filhos do capitão e partir em missão de salvamento para o continente americano.

A premissa permite que a aventura se alargue por todo o planeta, levando as nossas personagens pelos continentes americano, africano e australiano (tendo partido, claro, do continente europeu). O resultado é uma história movimentada, carregada de acção e aventura, mas com vários elementos excêntricos, originários das várias localizações por onde passam.

Apesar da origem da missão e dos contratempos que vão sofrendo, o grupo desenvolve uma boa camaradagem, mantendo-se de bom humor, mesmo nos piores momentos. Ainda assim, não deixo de achar que algumas personagens apresentam contornos demasiado naive para as circunstâncias, mas tal costuma ser uma característica dos romances de Júlio Verne.

Em termos de adaptação, apesar de ter momentos mais parados, funciona relativamente bem. É uma leitura mais pausada apesar das aventuras vividas pelas personagens, onde existe espaço para apresentar as interacções e as piadas, mesmo que, pelo meio, ocorram algumas tragédias.

O único ponto que não me caiu totalmente bem é a apresentação das personagens com formato de animais. Ainda que visualmente confira um aspecto interessante às páginas, a verdade é que me criou algum distanciamento perante uma aventura que pretende ser um pouco realista. Ultrapassando esse elemento, este volume destaca-se quer pelos desenhos, quer pela edição – belíssima, cosida, com baixos relevos.

Globalmente, a narrativa encontra-se bem adaptada, e ainda que não seja uma leitura excepcional, enquadra-se no resultado global de boa leitura. A edição destaca-se positivamente, bem como a componente visual.