Ainda não terminou 2024 e já se anunciam vários lançamentos interessantes para 2025, nas mais diversas plataformas. Entre a página oficial e o Instagram, a Kathartika arranca o ano com alguns excelentes lançamentos de fantasia. Os três primeiros, já em pré-venda e com data de publicação, são Palavras de Radiância, de Brandon Sanderson, Uma Janela Sombria de Rachel Gillig e Uma edução mortal de Naomi Novik. Ainda que não seja propriamente fã de Brandon Sanderson, adquiri o primeiro volume para experimentar esta série e é de louvar que a editora lance o segundo tão pouco tempo depois (4 meses).



Este Uma Janela Sombria desconheço, mas pesquisando um pouco é um lançamento Romantasy gótico, que parece fazer furor no booktok. Já Naomi Novik é uma autora conhecida no meio da ficção especulativa, tendo lançado vários livros de sucesso. Os dois mais recentes que li dela (Uprooted e Spinning Silver) não são perfeitos, mas são leituras agradáveis e aconselháveis. Este Uma Educação mortal, primeiro de uma trilogia será, sem dúvida, uma próxima aquisição.



Entretanto, a Kathartika anuncia uma das minhas leituras favoritas de fantasia negra dos últimos tempos! Nettle and Bone de T. Kingfisher. Esta história fantástica usa vários elementos comuns e reconhecíveis das mais tradicionais histórias de contos de fadas, mas transforma os papéis usuais de forma inovadora, contorcendo bençãos e maldições. Ainda do prolífero Brandon Sanderson, a editora anuncia Trees of the Emerald Sea, o primeiro dos projectos secretos.
Já a Desrotina começa por prometer novo livro de T. J. Klune, uma sequência ao livro A Casa no Mar Cerúleo, pertencendo ao género de fantasia confortável. A história do primeiro decorre num Universo onde alguns nascem com poderes que os diferenciam, sendo controlados e mantidos à parte dos comuns seres humanos. É aqui que ocorrem encontros e desencontros, se definem personagens caricatas e adoráveis, se vencem as circunstâncias da vida e daquela sociedade.



De Samantha Shannon, a autora de O Priorado da Laranjeira, a autora anuncia novo livro, A Day of Fallen Night, com uma história que deverá ocorrer no mesmo Universo ficcional, ainda que, pelo que entendi, possam ser lidos de forma independente. The Dream Thieves será o segundo volume da trilogia YA iniciada com A Irmandade dos Corvos. Para além destes, a Desrotina anuncia ainda o lançamento do mais recente livro de R. F. Kuang, a autora de Babel, A Guerra das Papoilas ou Impostora.



Entretanto, também a Relógio d’Água disponibiliza uma primeira versão do planeamento editorial de 2025, havendo alguns lançamentos de ficção científica e fantasia. Para o primeiro trimestre estão previstos mais dois volumes da série Duna e este Fronteira que, pela descrição parece ter traços de fantástico, levando-nos a uma cidade na base da Montanha de Neve, onde lobos andam pelas ruas e alguns indivíduos iluminados podem ver e entrar num jardim paradisíaco.



Já para o segundo trimestre, a Relógio d’Água indica Songlight, o primeiro de uma trilogia centrado numa jovem com poderes num mundo onde tal característica é negativa. A Espada Brilhante, de Lev Grossman, é um dos mais recentes lançamentos do autor, uma história arturiana que nos leva a dois anos após a morte do Rei Artur, quando os poucos que restam tentam reconstruir Camelot. Para além destes, a Relógio d´Água programa ainda o lançamento do clássico Hyperion de Dan Simmons, tendo já comprado os direitos de autor para The Fall of Hyperion, Edymion, e The Rise of Edymion.



Na parte dos direitos de autor adquiridos vemos, também, outros títulos interessantes, como o terceiro da trilogia Terra Fracturada de N. K. Jemisin, The Stone Sky, bem como A Language of Dragons, de S. F. Williamson, e Sunderworld, de Ransom Riggs, o mesmo autor de Miss Peregrine’s Children.