Curiosamente, só depois da leitura me apercebi que o autor é o mesmo do recentemente lido Los Hijos del Capitán Grant, adaptação do livro de Júlio Verne. Neste caso a história é bastante diferente, sendo uma das histórias da Disney lançadas num formato mais cuidado, pela Glénat. A história promete aventura e diversão com as personagens já nossas conhecidas.



A aventura começa com os nossos heróis a serem contratados para mais um caso de detective – mais concretamente para encontrarem Lord Peppermint, um senhor de posses que terá partido em expedição, em busca de uma ilha onde se esconde um mítico tesouro – uma caveira de diamante. Historicamente as referências à ilha serão muito poucas, mas cruzando os percursos de vários caminhos, lá encontram a tão desejada ilha – apenas para serem naufragados por um submarino!
A história prossegue, com elementos que recordam clássicos como King Kong ou Indiana Jones, com o grupo a aventurar-se por florestas habitadas por macacos gigantes e por corredores subterrâneos onde fogem das usuais armadilhas e enfrentam um labirinto complexo. Claro que o grupo de heróis irá surpreender os vilões!



Terror-Island é uma história eficaz que usa os elementos das personagens que já conhecemos para criar uma atmosfera divertida e aventureira, reduzindo desta forma a necessidade de criar longos episódios de caracterização. A premissa leva-os a uma ilha deserta onde reconhecemos detalhes de outras conhecidas aventuras, numa história sem grandes surpresas narrativas, mas visualmente esplendorosa.
O livro começa por apresentar páginas de aspecto mais clássico, sobretudo na caracterização dos barcos, prosseguindo para uma belíssima viagem marítima e paisagens esplendorosas da ilha. Os túneis carregados de geringonças perigosas permitem explorar cenários mais sombrios, resultando num álbum aconselhável, sobretudo, pelo visual.



Terror-island não é um álbum muito surpreendente do ponto de vista narrativo, ainda que use referências de outras narrativas com competência para desenvolver uma aventura engraçada. O facto de usar personagens Disney facilita a introdução da história e a história arranca rapidamente. Já do ponto de vista visual é bastante aconselhável.

