A cooperação literária em ficção especulativa entre o Brasil e o Portugal já foi mais forte. Existiram várias antologias organizadas em conjunto, e publicadas nos dois lados, que apresentavam autores brasileiros e portugueses lado a lado. Igualmente, a publicação de autores brasileiros de ficção especulativa já foi mais comum em Portugal.

Por outro lado, pareceu-me mais fácil arranjar livros (em formato físico) de autores brasileiros há 20 anos do que actualmente. O que não deixa de ser curioso – os dois países partilham um idioma, mas em termos divulgação literária, parece existir toda uma barreira. E até que existem vários autores brasileiros de peso – diria até que, globalmente, o género tem maior maturidade do outro lado do Oceano, tendo havido mais formatos e hipóteses de publicação.

Foi com este espírito cooperativo que o Carlos Silva foi convidado para ajudar na organização de um número especial da Somnium (que podem ler AQUI), seleccionando artigos e contos portugueses. Neste seguimento, apresentei algumas obras de autores brasileiros que conseguiram cá chegar, como resultado dos tempos digitais – não que não tivesse já tentado ter os livros em formato físico quando viajei ao Brasil, mas a minha experiência nas livrarias brasileiras não foi das melhores para adquirir ficção especulativa.

Tendo em mente o número especial da Somnium focado em Portugal, tivemos a oportunidade de apresentar um pouco do conteúdo durante o Fórum Fantástico, numa sessão denominada Ecos da Ficção Brasileira em Portugal.

(eis a apresentação)

Na apresentação nota-se que há dois nomes em constante referência quando se fala de parcerias. Do lado brasileiro, Gerson Lodi-Ribeiro, do lado português Luís Filipe Silva. Ambos foram organizando (ou até co-organizando) antologias onde consideravam autores dos dois países, resultando numa panóplia de possibilidades – a maioria das quais já não se encontram disponíveis para aquisição nas lojas usuais, apenas em alfarrabistas.

Mais recentemente, a maioria dos livros que nos chegam é em formato digital, tendo realçado no artigo três leituras relativamente recentes e, portanto, mais facilmente disponíveis: Quando os humanos foram embora, Simbiontes (ambos de Gerson Lodi-Ribeiro) e Atlas Ageográfico de Lugares Imaginados de Ana Cristina Rodrigues. Para a apresentação no Fórum Fantástico acrescentei ainda um livro recentemente lançado em Portugal, O Segredo das Larvas e um pequeno (e curioso conto) de Duda Falcão (A Criatura do Travesseiro.

Como existem mais livros (e autores) que se encontram disponíveis digitalmente, apesar de ainda não os ter lido, realcei alguns de Gerson Lodi-Ribeiro, Ana Cristina Rodrigues, Fábio Fernandes, Octávio Aragão e Bráulio Tavares. Decerto existirão mais que desconheço, pelo que sintam-se à vontade para os indicar!