The Dragon Waiting – John M. Ford

Vencedor do World Fantasy Award em 1984, The Dragon Waiting de John M. Ford, enquadrado na colecção Fantasy Masterworks, mistura a Inglaterra Medieval com a Florença dos Medicis e vampiros, ainda que possa ser enquadrado nos géneros de Fantasia e História Alternativa, incluindo à mistura um mistério.

O livro começa por nos introduzir as três personagens principais – Dimitrios Ducas, Cynthia e Hywell. O primeiro é o herdeiro de um trono que, ainda jovem se vê obrigado a fugir de casa; recolhido por um estalajadeiro, Hywell é um jovem orfão que descobre a sua vocação e origem quando um grupo de soldados chega com um feiticeiro acorrentado; Cynthia é a médica de Lourenço de Médicis, em Florença, que se vê obrigada a fugir da cidade quando Sforza direcciona as suas tropas.

Os três encontram-se numa estalagem, no meio do nada, e vêem-se obrigados a resolver um crime estranho que sucedeu durante a noite. Nesse mesmo local conhecem Gregory, um vampiro que se esforça para que nenhum outro humano seja contaminado pela sua doença. Numa Europa ameçada pelo Império Bizantino decidem prosseguir viagem juntos para Inglaterra, onde conhecem Richard, Duke de Gloucester e lutam ao lado deste.

Sem humor negro ou piadas irónicas, apenas com algumas personagens melancólicas, a história pressupõe a existência de um Império Bizantino ameaçador a uma Europa que une vários cultos, culturas e mitologias, o que permite a convivência de personagens teoricamente tão díspares quanto um médico, um feiticeiro e um vampiro.

No final, o livro cativou-me, ainda que pareça não existir nada particularmente especial para tal: a história possui demasiadas particularidades que convem reter para não nos perdermos, as personagens poderiam ser consideradas insossas, o rumo demasiado mirabolante – de alguma maneira o conjunto funcionou e gostei do que li.

Para os interessados em ler algo do John M. Ford existe um único (que eu saiba) conto online, As Above, So Below.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.