Os Livros que Devoraram o meu pai – Afonso Cruz

Enciclopédia da Estória Universal de Afonso Cruz foi o único livro a merecer menção no artigo da Locus sobre a ficção especulativa de 2009 em Portugal, e até agora um dos melhores livros que li nestes três meses de 2010. Este é um livro bem diferente de Enciclopédia, incluído na colecção Infanto Juvenil da Caminho. Não o classificaria como juvenil, apesar de poder ser lido pelos mais jovens, fazendo justiça a um parágrafo que podemos encontrar no início:

(…)um bom livro deve ter mais do que uma pele, deve ser um prédio de vários andares. O rés-do-chão não serve à literatura. Está muito bem para a construção civil, é cómodo para quem não gosta de subir escadas, útil para quem não pode subir escadas, mas para a literatura há que haver andares empilhados uns em cima dos outros. Escadas e escadarias, letras abaixo, letras acima.

Elias Bonfim é um rapaz órfão de pai, que um dia descobre que este não terá morrido de enfarte, mas terá desaparecido por entre as páginas de um livro, A Ilha de Dr. Moreau.  Com esta revelação é-lhe fornecida a chave para um sótão repleto de livros, os mesmos que o pai terá percorrido. Entre as páginas do livro encontra pistas do pai, como um cão preto (Prendick) que o encaminha para Mr. Hyde.

A história intercala então a vivência de Elias enquanto criança, com os colegas de escola, e enquanto leitor, onde se entrelaçam os livros que vai devorando, ou pelos quais vai sendo devorado, com múltiplas referências a obras como Fahrenheit 451 (Ray Bradbury), Crime e Castigo (Dostoievski), Animal Farm (Orwnell) ou Dr. Jekyll e Mr. Hyde (Robert Louis Stevenson).

Apesar de pequeno, Os Livros que Devoraram o meu pai esconde, por detrás da história simples de um rapaz (ou não tão simples como isso) várias outras camadas, interessantes sobretudo para quem conhece as obras referenciadas.

14 pensamentos sobre “Os Livros que Devoraram o meu pai – Afonso Cruz

  1. Pingback: Shelves (38) « Rascunhos

  2. Pingback: Ficção Especulativa Portuguesa em 2010 (Fantasia, Ficção Científica e Horror) « Rascunhos

  3. Pingback: Feira do Livro de Lisboa – Sugestões livros do dia – 04/06/2017 | Rascunhos

  4. Pingback: Bibilioteca de Brasov – Afonso Cruz (Enciclopédia da Estória Universal) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.