Resumo de Leituras – Maio 2010

The Lords of the Sands of TimeIssui Ogawa – pertencente à colecção de ficção científica japonesa organizada por Nick Mamatas, apresenta-nos várias realidades alternativas, onde a espécie humana enfrenta a possibilidade de extinção face a uma espécie de parasitas extra-terrestres. Para os combater foi construído um pequeno exército de agentes artificiais que, de realidade em realidade, enfrentam os extra-terrestres.

Distante Early Warnings Vários autores – uma antologia de ficção científica que se propõe a reunir as melhores histórias canadianas do género, possui histórias medíocres, assim como algumas excelentes. Entre os autores podem encontrar Robert Charles Wilson (Darwinia), Robert Sawyer (Flashforward) ou Karl Schroeder (Série Virga).

Sempre Vivemos no Castelo Shirley Jackson – história negra, centra-se em duas jovens de boas famílias, que, vivendo numa vila tacanha, tenta sobreviver à mesquinhez dos outros habitantes. A acção é relatada principalmente pelos olhos de Merricat, uma das irmãs que cruza a inocência de uma criança com a malvadez inconsequente de um louco.

The Master and Margarita Mikhail Bulgakov – um relato estranho que nos revela detalhes da vida na Rússia na época, sob uma névoa surreal com a influência do diabo. Caracterizado por fortes imagens, é uma fascinante e satírica visão da Rússia envolta em nonsense.

– Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas – Vários Autores – compêndio de doenças imaginárias, o almanaque reúne descrições de maleitas por vários escritores. Não se limitando a ser apenas uma tradução, inclui vários autores portugueses. Entre um síndrome dos mentirosos e constipação teletransportadora podemos encontrar vaginas faladoras ou simbioses entre insectos e fungos que resultam na cura da calvície, com a loucura como efeito secundário.

Dying Inside – Robert Silverberg – David Selig possui em tempos um forte poder psíquico que lhe permitia não só ler os pensamentos, como conhecer toda a vivência e a aura dos outros. Tendo este poder desde que nasceu, utiliza-o para seu próprio proveito, ainda que nunca tenha sido bem sucedido na vida. Ao longo de Dying Inside vai descrevendo os episódios que o marcaram, ao mesmo tempo que vai perdendo o poder que o distinguia dos restantes e nunca lhe permitiu manter relacionamentos duradoiros.

Lavinia – Ursula le Guin – Neste romance histórico conta-se a história de Lavínia, uma princesa que irá casar com o mítico Eneias. Mas antes que o vaticínio se cumpra, um dos pretendentes latinos de Lavínia, inicia uma guerra contra os troianos.  Engraçado mas não excepcional, cruza a ficção história com um pouco de sobrenatural, aproveitando a história criada por Virgílio.

______________________________

Resumo dos meses anteriores

Abril

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s