The Brief Wondrous Life of Oscar Wao / A Breve e Assombrosa Vida de Oscar Wao – Junot Díaz

oscar 2

Este é, sucintamente, o livro perfeito para um Geek – mas não só. A personagem principal, Oscar Wao é um rapaz que gosta de RPG’s, banda desenhada e ficção científica. Como qualquer geek, tem dificuldade em se relacionar com as mulheres e tem poucos amigos. Ao facto de ser geek acresce a sua origem dominicana, característica que amaldiçoa todos os membros da família.

A história começa com a infância de Oscar, quando ainda era o menino bonito das mulheres, tendo chegado a ter duas namoradas ao mesmo tempo. A primeira rejeição te-lo-à marcado durante muitos anos, e acaba por se refugiar nos jogos e livros que poucos compreendem. Com poucos amigos, vive desilusões amorosas sucessivas,  e cai em depressão, chegando a tentar o suicídio. Falhado, claro.

Como os restantes membros da família, Oscar estará marcado pela maldição de Trujillo, o ditador que governou a República Dominicana durante 30 anos, transformando o país em sua propriedade particular: comandava livremente o exército, ordenando massacres, e gabava-se de possuir todas as donzelas do país.  A família terá caído em desgraça quando o avô terá tentado proteger as filhas de violação, acabando por morrer na prisão. A restante família morreu num incêndio, excepto a filha mais nova que é adoptada.

Começando por relatar a história de um rapaz, o livro estende-se para contar a história de uma família ao longo de três gerações e acaba por contar a história de um país: o avô de Oscar terá sido um riquíssimo mas cobarde médico, e a mãe terá desbaratado a oportunidade de estudar por uma paixão na juventude. A irmã, revoltada, segue um caminho semelhante ao da mãe que, agora, luta contra o cancro.

Simultaneamente divertido e dramático, The Brief Wondrous Life of Oscar Wao é um retrato espectacular da vida de um verdadeiro geek, mas também um relato histórico arrepiante de um país sobre o qual muito desconhecia. Vencedor do prémio Pulitzer é uma obra aconselhável a qualquer pessoa que procure uma leitura calma, agradável e interessante.

oscar PT

Actualização: Entretanto o livro foi pubicado em Portugal pela Porto Editora e pertence ao Plano Nacional de Leitura.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s