The Surgeon’s Tale – Cat Rambo & Jeff Vandermeer

The Surgeon’s Tale é um pequeníssimo mas excelente conjunto de seis contos negros e fantásticos, alguns de autoria partilhada entre Cat Rambo e Jeff Vandermeer, outros apenas de um dos autores.

A primeira história é The Surgeon’s Tale, um conto que poderá recordar clássicos de horror, que mistura ciência com fantasia, onde um grupo de estudantes de medicina procura, entre os livros centenários de magia, formas de reanimar um corpo. Para o efeito escolhem o corpo de uma jovem afogada e aguardam que esta acorde. A experiência funciona parcialmente mas de uma forma inesperada, que irá marcar a vida de dois dos jovens.

Continuando com a temática negra, em The Dead Girl’s Wedding March apresentam-nos uma cidade submetida a um feitiço, onde todos os habitantes estão mortos. Como mortos, deixam de existir quaisquer perspectivas de futuro ou planos. Quando uma rapariga recebe a proposta de casamento de um rato (vivo) e a decide aceitar, é submetida a remédios para alterar a sua paixão.

The Farmer’s Cat, de Jeff Vandermeer,  é um dos contos mais divertidos do conjunto, apresentando um fazendeiro que anualmente é atormentado por um grupo de trolls. Estes comem todas as colheitas, destroem-lhe o interior da casa, e afugentam todos os que vivem com ele. Um ano, o fazendeiro tem a ideia de adoptar um gato, convencendo os trolls a poupá-lo. Mas este gato cresce mais rápida e ferozmente do que seria suposto.

A próxima é uma história bem construída e dramática que se centra na aprendiz de um dos mais poderosos feiticeiros, A Key Decides Its Destiny. Este, de modo a manter o seu estatuto, apenas permite que um aprendiz sobreviva durante 50 anos, findos os quais os envena. A aprendiza pensa enveredar por outro destino conquistando o coração do feiticeiro.

Em Three Sons, também de Cat Rambo, um oficial teme as tentativas de assassinato a tal ponto que se decide a adoptar três seres pouco inteligentes (ogres) e convence-os de que será o seu pai, baseando-se nas semelhanças anatómicas evidentes: dois olhos, dois braços, duas pernas, uma cabeça… Mas o oficial não será o único a aproveitar-se da limitação mental dos três ogres.

The Strange Case of the Lovecraft Café pode ser considerado o mais genial e aborrecido conto do conjunto. Numa cidade aparece um café sem que ninguém se dê verdadeiramente conta onde são servidos acepipes de proveniência estranha, e um cliente poderá facilmente perder um braço. A história parte de uma ideia genial, mas alonga-se demasiado nalguns detalhes, como o extenso menú do café.

 

4 pensamentos sobre “The Surgeon’s Tale – Cat Rambo & Jeff Vandermeer

  1. Pingback: Borne – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  2. Pingback: The Strange Bird: A Borne Story – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  3. Pingback: The world is full of monsters – Jeff Vandermeer | Rascunhos

  4. Pingback: Os mundos decadentes de Jeff Vandermeer | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.