Locke 2

09 – Locke & Key Vol.2 – Joe Hill, Gabriel Rodriguez

O segundo volume da série continua a surpreender pela positiva, com novas linhas de acção e novos mistérios para desvendar. São encontradas novas chaves, cada uma com um poder mais estranho que a anterior: que tal podermos abrir os nossos crânios para mudar as nossas memórias? Retirar literalmente os nossos pesadelos, ou saber todo o conteúdo de um livro sem necessidade de o abrir?

Hogfather

10 – Hogfather – Terry Pratchett

E se alguém quisesse matar o Pai Natal? Contrataria a Cooperativa de Assassinos, claro ! E é assim que estes nobres profissionais aceitam o serviço de tentar aniquilar uma figura que ganha corpo graças à imaginação. Tal como a Morte que, fascinada com os humanos, decide substituir o bem disposto barrigudo de barba branca, descendo fantasiado pelas chaminés. Hogfather pertence à série Discworld, uma série fantástica carregada de elementos absurdos e cómicos que por vezes se aproveita de mitos ou lendas para as decompor e reconstruir em curiosas sátiras. Ainda que tenha passagens engraçadas, não achei que este fosse dos melhores da série Discworld, possuindo momentos de acção caótica e subaproveitando as possibilidades dentro da premissa.

annihilation

11 – Annihilation – Jeff Vandermeer

O que é, e como se chega à Zona X, ninguém do público comum sabe. Do território desabitado pelos humanos mas controlado pelos militares sabe-se que foi outrora um pedaço normal no mapa até algum evento desconhecido o ter transformado. A história centra-se numa das quatro exploradoras da 12ª expedição à Zona X, uma bióloga. Treinadas pelos militares e transportadas inconscientes até à Zona X, cedo descobrem que pouco do que aprenderam corresponde ao que vão encontrar: construções inesperadas, frases desenhadas em material orgânico ou vestígios das anteriores expedições. O tom da história é introspectivo:apesar de seguir a bióloga pelas descobertas arrepiantes, vamos assistindo ao desenrolar da sua história pré-Zona X. Algo que com outro autor poderia ter resultado mal, mas que neste caso deu, a meu ver, mais força aos eventos assustadores. Primeiro volume de uma trilogia, irei de certeza adquirir os restantes.

the ocean gaiman

12 – The Ocean at the End of the Lane – Neil Gaiman

A história centra-se num homem adulto que, retornando à terra onde viveu na infãncia a recorda. As primeiras páginas descrevem um rapaz que, não tendo amigos, se centra na leitura. Apesar das primeiras páginas descreverem uma criança banal, a forma como estão escritas cedo me fizeram simpatizar com o rapaz ecomeçar a ler rapidamente. E logo a história se tornou fantástica. A verdadeira acção começa quando o carro do pai é roubado. Acompanhando o pai para reaver o carro (e um livro) a demanda alonga-se quando descobrem um homem morto no interior. E assim conhece Lettie, uma rapariga que logo se torna sua amiga mas que tem muito menos de humana do que parece. Apesar de descrever uma história simples com elementos fantásticos, a excelente escrita envolve-nos de simpatia pela rapaz a quem se sucedem os azares e que nos parece isolado do mundo.