Resumo de leituras – Janeiro de 2015 (4)

lightspeed magazine sampler

13 – Lightspeed Magazine Sampler (1 | 2 | 3) – Volume gratuito, contendo dez histórias de dez autores diferentes, bem como várias entrevistas, apresenta-se de qualidade variável. Apesar de premiadas as primeiras histórias do conjunto foram as que menos me agradaram. Felizmente, entre as restantes encontrei alguns contos excelentes. The House of Gears de Johannes Cabal apresenta-nos a personagem da sua série Necromante. História divertida e movimentada, convenceu-me a pegar nos livros do autor. The Wolves of Brooklyn de Catherynne M. Valente é outra história excelente, onde a surrealidade nos reflecte melancolia e estranheza. Finalmente, o melhor do conjunto é Lessons from a Clockwork Queen de Megan Arkenberg, que se centra numa rainha de corda, um enfeito vivo de um reino onde representa o poder sem realmente o exercer.

mar afonso cruz

14 – Mar – Afonso Cruz – A Enciclopédia da Estória Universal está de boa saúde e recomenda-se – este volume continua a surpreender pela positiva e é uma leitura muito agradável, com várias histórias interligadas.

stories ted chiang

15 – Stories of your life and Others – Ted Chiang – um excelente conjunto de histórias que descascarei mais à frente. Ainda que algumas sejam do género fantástico, outras enquadram-se na ficção científica, envolvendo computadores e programação. Mas não é por isso que se tornam frias dissecações tecnológicas – estas histórias exploram, acima de tudo, paixões e sentimentos humanos, sem queixas nem lamechices.

caso do cadaver esquisito

16 – O Caso do Cadáver Esquisito – Vários autores – da autoria de 11 escritores diferentes, um por capítulo, apresentam-nos a investigação de um crime por um detective privado que, querendo-se mostrar um galã de cinema, não se mostra mais do que uma ridícula figura. Reviravolta a reviravolta, vamos sendo surpreendidos com o rumo da história, enquanto a cada novo capítulo o novo escritor se diverte com a sua própria interpretação (e direcção) da história. Ainda assim apresenta-se como uma história bastante coesa se esquecermos os solavancos de dois capítulos que acabam por não fazer grande dano ao conjunto.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.