105 – Contos sobrenaturais – Carlos Fuentes – bom conjunto de histórias com pitadas fantásticas ou até raras de ficção científica, onde plantas crescem nas nádegas de um homem ou fantasmas permanecem em casas abandonadas. Carregadas de ironia e usando o surreal como ferramenta, a maioria das histórias apresentam-se imaginativas e inteligentes.
106 – Irona 700 – Dave Duncan – eis uma boa surpresa no género fantástico. Num grande império é todos os anos escolhido um cidadão de 16 anos para integrar o governo. Este ano calha a Irona, de origens humildes. Mas se pensam que o seu dia-a-dia vai passar a ser um mar de rosas, enganam-se. A intriga e a falsidade corrompem lentamente o Império e Irona acaba por se deixar envolver na nova vida. Partindo de uma premissa fantástica bastante naive, acaba por revelar um enredo pesado e bastante negativo.
107 – Uma mentira mil vezes repetida – Manuel Jorge Marmelo – a partir de quando é que uma mentira repetida à exaustão passa a ser verdade para quem a conta? Um livro inventado que existe apenas na mente de uma pessoa, é repetidamente descrito em sucessivas viagens de autocarro, acrescentando-se detalhes cada vez mais intrigantes sobre o livro e o autor.
108 – Concerto Barroco – Alejo Carpentier – pequeno livro em torno de uma ópera que tem como tema O Novo Mundo e os primeiros contactos entre os índios e os espanhóis, que é bastante criticada por um crioulo que se encontra agora na Europa.
