Resumo de Leituras – Agosto (4)

IMG_8006

105 – Contos sobrenaturais – Carlos Fuentes bom conjunto de histórias com pitadas fantásticas ou até raras de ficção científica,  onde plantas crescem nas nádegas de um homem ou fantasmas permanecem em casas abandonadas. Carregadas de ironia e usando o surreal como ferramenta, a maioria das histórias apresentam-se imaginativas e inteligentes.

106 – Irona 700 – Dave Duncan – eis uma boa surpresa no género fantástico. Num grande império é todos os anos escolhido um cidadão de 16 anos para integrar o governo. Este ano calha a Irona, de origens humildes. Mas se pensam que o seu dia-a-dia vai passar a ser um mar de rosas, enganam-se. A intriga e a falsidade corrompem lentamente o Império e Irona acaba por se deixar envolver na nova vida. Partindo de uma premissa fantástica bastante naive, acaba por revelar um enredo pesado e bastante negativo.

107 – Uma mentira mil vezes repetida – Manuel Jorge Marmelo – a partir de quando é que uma mentira repetida à exaustão passa a ser verdade para quem a conta? Um livro inventado que existe apenas na mente de uma pessoa, é repetidamente descrito em sucessivas viagens de autocarro, acrescentando-se detalhes cada vez mais intrigantes sobre o livro e o autor.

108 – Concerto Barroco – Alejo Carpentier – pequeno livro em torno de uma ópera que tem como tema O Novo Mundo e os primeiros contactos entre os índios e os espanhóis, que é bastante criticada por um crioulo que se encontra agora na Europa.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s