Historias_de_Aventureiros_Patifes_novo

Marquês de Carabás é um nome mais que conhecido dos contos para crianças. Mas é, também, uma personagem criada por Neil Gaiman num dos seus mais conhecidos livros, Neverwhere. Se o gato das botas passa a Marquês pelas suas vestimentas, a lógica aqui é semelhante. O nome verdadeiro deste aventureiro desconhecemos, mas Marquês de Carabás é o nome pelo qual se dá a conhcer, desde que possui um casaco especial, cheio de bolsos misteriosos.

Desprovido do seu casaco, o Marquês sente-se desprovido de identidade. Tão forte é o sentimento que se decide a, contra todas as possibilidades, recuperá-lo das mãos de um pastor, Não se entenda que se tratam de comuns pastores. Nesta versão subterrânea de Londres o que seriam meras profissões são grupos semelhantes a seitas com estranhos poderes que vamos descobrindo ao longo da aventura.

Com um óbvio comentário sarcástico ao poder das massas, e ao sentimento de protecção que algumas pessoas parecem ter ao se moverem em grupo, sem necessidade de pensar por si próprias, esta é uma história engraçada que, sem ser excepcional, entretem. Ao contrário das personagens usuais de Neil Gaiman, o Marquês não cria uma ligação forte e empática com o leitor, permanecendo uma figura entre o irritante e o irritada, um aventureiro intrigante e negociador, sempre a puxar a corda ao extremo.

Para os que conhecem o mundo de Neverwhere esta é uma forma engraçada de voltar àquela cidade escondida e carismática, cheia de detalhes peculiares e engraçados.