Últimas aquisições

IMG_4719

Este conjunto começa com um volume diferente do habitual, mesmo no âmbito da banda desenhada – um volume de Disney Especial Fantasmas. Este volume é de Novembro de 2015 e por isso aparece no seguimento do Halloween, com histórias propícias à época, dedicadas a Fantasmas.

IMG_4786

Segue-se uma Antologia em tributo a Ray Bradbury, compilando histórias de vários autores conhecidos como Margaret Atwood, Kelly Link, Neil Gaiman ou Harlan Ellison. Como devem reparar o volume não é novo e trata-se de uma cópia com origem numa biblioteca – é normal, noutros países, as bibliotecas desfazerem-se de livros a excelente preço.

IMG_4793

O Gigante Enterrado de Kazuo Ishiguro foi um dos livros mais falados do ano passado por bons e maus motivos. Se por um lado recebeu excelentes críticas, por outro, a referência a livro de fantasia levou a que o autor se declarasse contra tal nomenclatura, despertando várias discussões sobre o tema de literatura de género. Pondo estas questões de lado, já o li e achei-o excelente, diferente de qualquer expectativa que poderia ter criado na sequência de tanta discussão.

Hamlet tinha um tio de James Branch Cabell despertou-me interesse pela forma como coloca a premissa, desfazendo a personagem Hamlet de Shakespeare e referindo que Hamlet será muito mais antigo e bastante diferente do que entretanto passou a ser conhecido:

As antigas sagas dos povos nórdicos narram a gesta de um príncipe viquingue que reinou na Jutlândia no tempo em que o infeliz Justiniano II («o do nariz cortado»), era imperador de Bizâncio. Amleth, ou Hamlet, cujo carácter Shakespeare moldou numa infinidade inventada de traços, dúvidas e filosofias, de ser ou não ser, e cuja loucura fingida comoveu gerações de espectadores de teatro, foi, afinal, uma figura de carne e osso. James Branch Cabell, de quem Mark Twain afirmava ser um dos mais notáveis autores da nova geração, segue de perto as antigas crónicas medievais para iluminar e reviver a vida sanguinária, incestuosa, violenta e «verdadeira» do príncipe Hamlet, num dos romances históricos mais surpreendentes e extraordinários da literatura, aqui pela primeira vez traduzido em português.

IMG_4767

Apesar de ter achado que o primeiro volume de Fatale era interessante mas não especialmente cativante, tive uma grande surpresa com os dois volumes seguintes, bastante mais movimentados e reveladores, onde se destacam as intensas influências lovecratianas com monstros tentaculados, seitas misteriosas e sangrentas e uma mulher como personagem principal capaz de manipular o género masculino recorrendo apenas à voz.

Claro que assim que saiu o quarto volume corri e, apesar de não ter achado tão envolvente quanto os volumes dois e três, apresenta uma história fechada, mais pausada e centrada num único acontecimento central, em que a personagem principal, tendo perdido a memória, encaminha os que a ajudam para a desgraça habitual de obsessão e morte.

Fables é uma longa série de banda desenhada que tem como premissa uma extensa guerra nos mundos das fábulas que leva a que as personagens fantásticas se refugiem no nosso mundo, disfarçadas. Fairest é uma das séries spin-off de Fables, sendo que este volume apresenta uma história fechada engraçada de crime, mistério e redenção.

IMG_4758

Por último, Fragmentos da enciclopédia délfica apresenta-nos, em vários episódios a evolução da espécie humana, com a inclusão de novas tecnologias, novos padrões culturais e a manipulação genética de duas espécies para as fazer ascender a uma nova capacidade intelectual. Um volume interessante, com histórias que se centram sobretudo no carácter humano e na permanência dos mesmos erros por mais evolução tecnológica que exista.

IMG_4644

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s