Emigrantes – Shaun Tan

IMG_4883

Dizer que o interior de um livro de Shaun Tan é espantoso já não surpreende. Oscilando entre os tons sépia e os gradientes de cinzento, na ausência de palavras, as imagens contam uma história de emigração, acompanhando o sacrifício de um homem em deixar a família procurando condições melhores, na esperança de, um dia, os poder trazer.

IMG_4890

Deixando um local menos seguro onde prosperam forças maléficas este homem parte rumo ao desconhecido chegando a um local onde encontra sobretudo dificuldades – confusão nas ruas desconhecidas, barreira linguística, estranheza de objectos e costumes que se distanciam dos que conhece.

IMG_4906

Entre a solidão e o medo de falhar, o homem procura adaptar-se a este novo mundo, tendo como consolo a lembrança da família que deixou para trás num país sombrio e a esperança de os libertar da opressão.

Claro que, sem palavras, todas as nuances têm de ser interpretadas – os tentáculos e os jogos de sombras que populam a cidade de origem que se combinam com as expressões mais fechadas das personagens dão a sensação de um ambiente opressivo e deprimente que é abandonado com tristeza e esperança em algo melhor.

IMG_4910

Esta opressão contrasta com os planos mais abertos de detalhes futuristas onde se denota a estranheza da personagem – a mesma que nós sentimentos perante aqueles estranhos caracteres e peculiares objectos.

A história é simples e linear mas cumpre o objectivo óbvio – dar a entender as dificuldades de um migrante, focando-nos em sequências de imagens onde se transmitem pensamentos e sentimentos. O resultado é visualmente agradável e, ainda que não possua surpresas durante o percurso da história (a grande diferença é a reinterpretação e transfiguração de elementos) traz um paralelismo reconhecível com a vida de tantas pessoas que se deslocam em procura de melhores perspectivas de vida.

Em Portugal Emigrantes foi publicado pela Kalandraka.

Outros livros do autor

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.