Sandman – Vol.3 – Neil Gaiman, Kelley Jones, Colleen Doran, Charles Vess e Malcolm Jones III

img_2038

O terceiro volume de Sandman, a série fantástica pela qual Neil Gaiman venceu o World Fantasy Award, e que é um marco tanto na carreiro do autor como na banda desenhada, reúne algumas histórias isoladas que aproveitam as personalidades dos Eternos para desenvolver pequenos e estranhos episódios onde, não sendo as personagens principais, têm um papel fulcral.

img_1998

Na primeira história encontramos Calíope, a musa aprisionada por um escritor que de repente se torna uma autor de sucesso reconhecido. Para além de servir como inspiração Calíope é usada sexualmente. Anos após ano de prisão e submissão, desgastada, acaba por pedir ajuda a Sonho em honra do amor que um dia sentiram um pelo outro.

img_2001

Em Um sonho de mil gatos expõem-se o poder dos sonhos – e o que sonham os gatos? Com um mundo onde sejam eles donos e senhores dos seus destinos, onde sejam os humanos os subjugados, um sonho de possibilidades infinitas que se propaga como uma epidemia, uma utopia que dá objectivo e sentido.

img_2010

Sonho de uma noite de Verão retrata Shakespeare na primeira encenação da sua famosa peça para uma audiência peculiar – as próprias criaturas nas quais se inspira sob o patrocínio de Sonho. Dando maior destaque às suas produções ficcionais do que ao próprio filho, Shakespeare é aqui apresentado como uma figura peculiar em pacto com um Eterno.

img_2015

Depois de uma vida heróica de aventura, a mulher-elemento definha, isolada, com receio do seu próprio aspecto. Ancorando-se numa voz do outro lado do telefone, a do telefonista da agência secreta a quem telefona justificando as chamadas, com a emissão do pagamento mensal, a mulher-elemento vive rodeada de máscaras – as coberturas que usa para se fazer passar por pessoa normal quando, raramente, tem de sair de casa – as simultaneamente adoradas e odiadas máscaras que usa, também, como cinzeiros.

img_2012

Debruçando-se sobre outras personagens numa realidade que recebe partes de uma fantasia sonolenta, surreal mas quase palpável, uma fantasia que parece fazer parte do que nos rodeia, este volume é um complemento interessante para perceber um pouco mais sobre o papel dos Eternos em Sandman e a forma como agem para com os humanos e para com outras criaturas sobrenaturais.

A série Sandman foi publicada pela parceria Levoir / Pùblico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s