Valerian – Vol.2 – O Império dos Mil Planetas e O País Sem Estrela – Christin Meziéres

Se já tinha achado o primeiro volume da série fabuloso, constituindo um volume introdutório, este segundo então é excelente! As duas primeiras histórias apresentavam missões onde os nossos heróis enfrentavam um vilão algo previsível e linear, mas nestas duas histórias as missões são menos centradas em manter a continuidade temporal ou em lutar contra um vilão específico.

Na primeira história, O Império dos Mil Planetas, a dupla viaja até um novo planeta em que a civilização que se desenvolveu ainda não tem viagens acima da velocidade da luz. Camuflados, por receio de serem reconhecidos como terrestres, rapidamente se mostram ao terem um relógio, mecanismo desnecessário neste mundo onde todos sabem instantaneamente as horas.

Entre uma classe religiosa obscura e carregada de segredos, e um Imperador frouxo, esta civilização parece condenada a uma regime contra a evolução da tecnologia, e do comércio. Por essa mesma razão, os mercadores ao se aperceberem destes dois elementos no planeta, ajudam-nos com o objectivo de conseguirem deitar o regime abaixo.

Na segunda aventura a dupla vê-se a tentar evitar o choque entre dois planetas, pois um deles anda sem órbita definida pelo espaço. A superfície deste planeta é estéril, mas descobre-se uma entrada para o seu interior que revela um planeta invertido, um planeta em que a zona habitável se encontra do lado de dentro do planeta, com duas civilizações opostas.

Cada um dos agentes se infiltra numa civilização diferente, uma comandada por mulheres onde os homens são tratados como escravos e seres menores, e outra comandada por homens onde são as mulheres que são tratadas como escravas. Ganhando a confiança de cada um dos governantes de cada facção os dois agentes conseguem mostrar que só se se unirem é que conseguem evitar a colisão com outro planeta.

Imaginativas, carregadas de elementos alienígenas mas coerentes e balanceados, mais adultas e complexas que as duas primeiras, as histórias deste volume mostram um Universo denso e detalhado que conseguem lançar pequenas piadas aos estereótipos de género com sucesso, mostrando que Valerian é uma história que, pelo menos nestes dois volumes, envelheceu bem.

A série Valerian está a ser lançada pela Asa em parceria com o jornal Público.

 

2 pensamentos sobre “Valerian – Vol.2 – O Império dos Mil Planetas e O País Sem Estrela – Christin Meziéres

  1. Pingback: Resumo de leituras – Agosto de 2017 (5) | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s