As nuvens de Hamburgo – Pedro Cipriano

Pedro Cipriano é o editor da Editorial Divergência, uma das poucas editoras portuguesas que tem publicado uma série de antologias de ficção especulativa, bem como, mais recentemente, um romance de ficção científica, Anjos de Carlos Silva. Achando que não devia ser publicado na própria editora que domina, o livro de Pedro Cipriano aparece na Flybooks e tem tido bastante sucesso, estando já na segunda edição.

A história começa com a ida de Marta para Hamburgo a fim de realizar um ano em Erasmus, contra a vontade dos pais que não vêem, no curso de história, qualquer futuro. Sob este stress as primeiras visões fazem Marta pensar que estará a ficar maluca.

Infelizmente, as visões não são apenas visões, e nos breves vislumbres que Marta tem de uma cidade sob jugo nazi, apercebe-se que é capaz de interagir, e, até, de ficar ferida por uma bala, algo que é difícil de explicar sem que haja provas coerentes, no presente, de ter sido atingida.

Sem conseguir controlar os pequenos episódios em que é transportada para o passado, Marta começa a investigar e a perceber a razão por detrás dos vislumbres – um jovem soldado comum a todos, que terá algo por esconder.

Curto, movimentado e com bons diálogos, As nuvens de Hamburgo é um romance composto, e muito aconselhável que se alinha com o tipo de ficção especulativa que tem sido publicada fora de Portugal.

2 pensamentos sobre “As nuvens de Hamburgo – Pedro Cipriano

  1. Pingback: Resumo de leituras – Agosto de 2017 (5) | Rascunhos

  2. Pingback: Assim foi: Fórum Fantástico – as escolhas do ano | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s