Este quinto volume marca o retorno, com força, da série! Se tinha achado que o quarto volume tinha esmorecido, retratando uma viagem longa onde os percalços são comuns e esperados, mas a dinâmica parece estagnar, neste quinto volume ocorrem finalmente descobertas importantes! De realçar que li os volumes anteriores na edição original, que tem um papel de fraca qualidade que impede que o excelente trabalho dos desenhadores seja apreciado. Esta edição possui uma qualidade de impressão bastante superior que dá força às cores e à arte deste volume.
O último homem, Yorick, chega finalmente à Califórnia, acompanhado pela cientista e pela sua guarda costas, uma agente perigosa. Mas nem por isso os episódios movimentados deixam de ocorrer – Yorick procura, numa Igreja, ajuda para abrir uma lata, mas encontra a guardiã, Beth, uma licenciada em teologia com o mesmo nome da namorada (que se encontra na Austrália e não vê há dois anos). Após um rápido envolvimento com Beth são atacados por algumas Amazonas, originando um movimentado episódio em que se discutem argumentos contra a Igreja (que favorecia os homens, quando estes existiam).
Yorick consegue sobreviver, graças às suas capacidades de mágico e o grupo chega, finalmente, a São Francisco, a localização do laboratório onde a cientista pensa poder descobrir o que salvou Yorick e o que pode vir a salvar o bebé masculino que se encontra isolado numas instalações remotas no interior do país. Mascarado, para não ser reconhecido como homem, Yorick aproveita algumas oportunidades da cidade – mas estas oportunidades acabam em confrontos sucessivos onde se discutem as ideologias do mundo pré-apocalíptico.
De fortes cores, este volume apresenta páginas com desenhos fantásticos, desenhos que aproveitam os momentos mais trágicos ou de tensão da história, realçando-os. Neste mundo as loucas andam à solta, e a qualquer momento pode ocorrer uma situação absurda provocada por fanatismo ou demência! Neste quinto volume o enredo desenvolve-se e provoca novas possibilidades para os próximos!
A série é publicada pela Levoir em parceria com o jornal Público.
One comment