O invisível, a sua sombra e o seu reflexo – António Bizarro

Neste pequeno livro de autoria nacional o autor desenvolve várias histórias de crime centrando-se no assassino e nas suas obsessões. Algumas histórias possuem detalhes ligeiramente fantásticos mas a maioria apresenta narrativas sem qualquer elemento pouco natural.

O volume abre com uma obsessão fotográfica – uma obsessão que tem contornos mais trágicos do que inicialmente se percepciona, passando para o caso de um anjo da morte. Entre assassinos com dupla personalidade e duplas de assassinos encontramos incesto, mortes por impulso e homicidas em série com grandes planos.

Entre estes casos mais detalhados encontramos letras de músicas, poemas e contos mais curtos, como A Colónia ou O Quarto Escuro que se podem considerar de ficção científica ou Jacqueline Hyde que deambula entre a escrita de um conto e o próprio conto. Já em Leonard Pine fala-se da auto publicação como forma de atingir o estatuto de autor.

Os contos são, na sua maioria, bem construídos em termos narrativos. O autor sabe levar o enredo e tecer expectativa, desenvolver o relacionamento entre o assassino e a sua vítima e entregar, por vezes, finais pouco esperados. Digo na sua maioria porque alguns contos, mais curtos, são pequenas deambulações literárias que nos levam brevemente para outros mundos ou enredos mas que não se concretizam em histórias com príncipio, meio e fim. Julgo que o livro seria bastante mais coerente sem estes trechos.

Para quem gosta do género crime / suspense este é um livro aconselhável, com boas histórias que, decerto irão de encontro ao que pretendem. O invisível, a sua sombra e o seu reflexo foi publicado pela Coolbooks.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.