O Corvo – Luís Louro

Ilustrador, desenhador e autor de banda desenhada, Luís Louro tem uma carreira extensa com várias obras publicadas em Portugal. As parcerias também têm sido imensas, dentro e fora do meio da banda desenhada, com António (Tozé) Simões, Rui Zink ou Nuno Markl.

Os seus trabalhos a solo terão começado exactamente com este O Corvo, um livro onde se destaca a Portugalidade para construir um herói peculiar carregado de contrastes e intenções pouco concretizadas.

E afinal que quero dizer com isto? Vicente, a personagem principal foi criado pelos avós após a morte trágica dos pais – um acidente seguido de suicídio que leva o jovem a deixar a cidade onde se sente bem, para viver no campo.

Fascinado por revistas de super-heróis, e instigado pela criminalidade crescente a que assiste quando regressa, anos depois, à grande cidade, o jovem resolve fazer justiça e vigiar as ruas durante a noite, do topo dos telhados. Mas as suas intervenções serão marcadas por contratempos e reviravoltas diferentes dos feitos heróicos a que aspira.

O desenho, mais crú do que aquele que apresenta em trabalhos mais recentes (como Watchers ou Sentinel) acompanha o enredo mirabolante de uma personagem desastrada em que se destacam os elementos bem portugueses de uma família tradicional.

A mãe cozinha, enquanto o pai regressa de um dia de labuta, com uma garrafa na mão pronto para ver mais um jogo de futebol. O miúdo joga à bola na rua com outros rapazes e terá de existir, claro, uma janela partida. Sente-se, também, aquela moralidade de raíz religiosa que leva à suposta superioridade moral de alguns.

Mas tudo isto é revelado como caricato, traços que ajudam à caracterização da personagem, que lhe dão uma motivação e um enquadramento, enquanto, simultaneamente, se mostra o quão desastrado é.

Com a publicação do mais recente livro desta personagem, achei que deveria ler algo antes, até para poder comparar o estilo e a evolução da personagem, pelo que esperem algo mais nos próximos dias sobre o volume Inconsciência Tranquila.

Já agora, este primeiro volume de O Corvo encontra-se disponível por 3€ na Wook.

WOOK - www.wook.pt

1 Comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.