
Todos os anos, com a saída das listas de melhores leituras, escolho uns tantos livros que me façam sair da zona de conforto e experimentar novas narrativas ou autores. Este foi um deles, seleccionado por causa do conceito e, claro, da capa.
A história
Entre os gatos circula a lenda de um jardim perfeito, repleto de comida e protecção, onde os gatos podem passar o dia ao sol. Um gato jovem, mais aventureiro, decide-se a descobrir este jardim fabuloso, seguindo, para tal, as indicações de um gato mais velho que, um dia, terá estado em tal lugar. No entanto, não partirá sozinho. Outro gato, seu parceiro segue-o na aventura que começa com uma atribulada viagem de barco.



Crítica
A premissa é simples e contada na perspectiva do gato aventureiro, mostrando ideias e memórias de forma directa. As motivações dos gatos são simples (comida e abrigo) e o tempo passa relativamente rápido, fazendo com que acontecimentos recentes pareçam ter ocorrido há muito tempo.
A história é contada quase como se se tratasse de uma epopeia, a grande aventura de dois gatos pelo mundo, que falam dos momentos chaves das suas vidas e de memórias que parecem distantes.
O relacionamento dos gatos com os humanos é curiosamente realista. Neste caso, tratam-se de dois gatos independentes que, apesar de algumas tentativas iniciais, parecem não se interessar muito pelos humanos, mesmo quando são salvos.
A par com a narrativa, o desenho é ligeiramente tosco, alternando entre a representação directa da aventura e momentos mais artísticos em que, por exemplo, se representam conhecidos quadros realçando (ou colocando) gatos em cena.



Conclusão
A Cat Story é um livro cativante – não só por se centrar em gatos, mas pela forma como apresenta uma aventura colocando as duas criaturas como personagens principais. É um trabalho interessante do ponto de vista narrativo, mas também envolvente, conseguindo caracterizar de forma adequada os dois animais. Uma boa, e agradável, leitura.


