Do mesmo autor de Democracia e Logicomix, chega ao mercado português, também pela Gradiva, este Aristóteles. Tal como os anteriores, trata-se de um livro que conta a vida de Aristóteles, baseando-se em factos verídicos, relatos da época e estudos.

Pouco convencional em relação a outros pensadores, Aristóteles foi obrigado, pela sua nacionalidade e circunstâncias bélicas da região, a mudar-se frequentemente. Mas em quase todos os locais haveria de ter seguidores e alunos, propagando as suas teorias filosóficas. Mas, também nalgumas cidades haveria de fazer inimigos.

Este volume apresenta, não só os momentos mais marcantes do filósofo, mas também as suas teorias, mostrando-as enquanto debate com amigos e colegas ou enquanto lecciona aos alunos. Nesse sentido, algumas páginas apresentam texto extenso fazendo com que a leitura requeira mais atenção para se seguir a linha de pensamento.

O volume destaca-se no género de divulgação ao conseguir desenvolver uma personalidade na personagem de Aristóteles. A história não se cinge ao papel de informar e relatar, mas apresenta também alguns episódios mais íntimos ou conversas com amigos que permitem tecer um padrão de comportamento e caracterizar a personagem.

Aristóteles é, como esperado, um livro de divulgação que tem carácter didático, apresentando o cerne das teorias do filósofo a par com os momentos principais da sua vida. É um livro informativo que carece de leitura pausada e atenta, mas apresenta, também, momentos mais relaxados e, até, caricatos, fazendo com que se destaque entre outros livros do mesmo género.