Comecei a ver recentemente a série Shadow and Bone, baseada nos livros de Leigh Bardugo, mais propriamente no Grishaverse e na série Six of Crows, pelo que rapidamente me decidi a explorar os livros. Comecei por esta história disponível gratuitamente no Reactor, e que me surpreendeu positivamente. A série Grishaverse conta já com 12 histórias, havendo entre elas contos e banda desenhada. Já a série Six of Crows que terá inspirado uma das principais personagens da série televisiva vai ter o primeiro volume lançado este ano.

A história The Witch of Duva não apresenta nenhuma das personagens principais, levando-nos antes a uma aldeia onde, no meio de uma escassez de comida, várias jovens raparigas desaparecem. Claro que as suspeitas recaem sobre uma possível bruxa e os habitantes da aldeia procuram a possível culpada. Existem suspeitas, claro.

A personagem principal é uma jovem rapariga, órfã de mãe, que vê o pai casar-se novamente com uma potencial bruxa – ou assim acredita a jovem. A madrasta parece encarnar o papel de maléfica, tentando correr com ela de casa, e afastando-a das atenções paternais. A jovem sente-se cada vez mais isolada, foge de casa e acaba por se refugir no meio do bosque na casa da bruxa local – uma personagem contida que ajuda quem a procura através de mezinhas e talvez algo mais.

The Witcth of Duva pode ser lido isoladamente, sem qualquer conhecimento do mundo fantástico do Grishaverse, sendo uma história sobre a condição feminina e a pobreza, mostrando que os monstros podem ser pessoas comuns, ainda que se procurem sempre causas sobrenaturais. Apesar de abordar um tema já bastante usado, a história consegue surpreender, seguindo um caminho diferente do esperado.