Como seria de esperar, entretanto algumas editoras anunciaram o que iam editar em 2026, mesmo sem fornecerem uma lista exaustiva.

A Porto Editora anunciou, finalmente, a continuação da série de Bruna, iniciada com Lágrimas na Chuva, de Rosa Montero, Animales dificiles. A série é uma homenagem a Blade Runner de Philip K. Dick que consegue criar uma realidade muito própria enquanto discute o futuro da sociedade e da utilização da tecnologia pela humanidade. Trata-se de uma série que explora, sobretudo, a condição humana e o valor da vida, sendo que se encontra entre as minhas séries de ficção científicas favoritas.

Rios de Londres, de Ben Aaronovitch é uma curiosa (e longa) série de fantasia urbana que cruza investigação criminal com magia, numa Londres peculiar. A história estará envolta em humor tipicamente britânico e é daquelas séries que já me tinha despertado interesse. Já estava na minha lista de futuras aquisições, mas assim sendo, aguardo pela versão portuguesa.

Samantha Shannon é a autora de O Priorado da Laranjeira, publicado pela Desrotina, e do livro mais recentemente lançado, O Dia em que a Noite Caiu. Entretanto, a editora anunciou o primeiro livro da sua série Bone Season, uma fantasia que decorre num futuro próximo. A mesma editora anunciou, também, o terceiro volume de Oathbound. Ainda pela Desrotina, é anunciado novo livro de Ava Reid, a autora de Um Passado Submerso, livro que não me fascinou, mas que tem tido grande sucesso internacional.

Já na Antígona, entre outros lançamentos, encontramos este Autobiografia de um Polvo de Vinciane Despret. Segundo a sinopse, uma das histórias levar-nos-á a um mundo futuro, onde outros seres vivos possuem linguagem, escrita e arte. Neste contexto apresentam-se relatos de uma comunidade científica imaginária onde se revela a poesia das aranhas e os aforismos de um polvo.

A Secret Society anuncia a continuação da série Imortais, com o segundo volume denominado Ruínas Imortais, bem como um Romantasy de sucesso internacional, Todos os Anjos do Inferno. No mais recente grupo de lançamentos, o que mais me interessou foi Don’t let the forest in, um livro que tem ganho destaque internacional com prémios e nomeações.

Já a editora Guerra e Paz lança este Lendas e Contos de Fadas Japonesas, numa edição cuidada e ilustrada que podem ver na página. Apesar do lançamento estar marcado para Janeiro, a minha cópia chegou ainda em Dezembro e posso afirmar que vale bastante a pena, com várias histórias peculiares do imaginário japonês.