More than Human – Theodore Sturgeon

 185798852302_ss500_sclzzzzzzz_v1056530808_.jpg

More than humans (ou em português, Mais que Humanos) é uma obra enquadrada usualmente entre os clássicos de FC, embora considere ter mais laivos de parapsicologia que referências científicas. É no entanto, um livro que explora, com base em capacidades como a telepatia, uma forma de cooperação diferente da sociedade em que vivemos. 
 
As várias personagens são estranhas e renegadas, juntando um idiota, um orfão, duas gémeas, um bebé deficiente, e uma rapariga demasiado autónoma para a idade.
 
O idiota não pensa, não deseja, não antecipa, mas consegue submeter a vontade dos outros de modo a darem-lhe comida com um simples olhar. Refugia-se frequentemente nos bosques, dormindo meio acordado – não por ter noção do perigo, mas como qualquer outro animal selvagem e irracional. Acorda da empatia no dia em que sente um chamamento – continua a ser idiota, mas um idiota com sentimentos que aprende a valorizar uma comunidade e a comunicar.
 
Achei que a ideia explorada era interessante – uma série de indivíduos que juntando as suas capacidades psíquicas desenvolvem uma espécie de organismo independente e mais complexo. Penso , no entanto que o desfecho foi demasiado “inside the box” , bonitinho e com pouca audácia, seguindo nas ultimas páginas pelo caminho menos chocante possível.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.