Contos do Insólito – Guy de Maupassant

Escritor da segunda metade do século XIX, Guy de Maupassant escreveu alguns contos que cruzam o fantástico com o sobrenatural, sendo que vinte destas histórias foram reunidas e compiladas neste volume publicado pela Ulisseia. As histórias diferem em conteúdo e temática, mas encontram-se, todas, sobejamente bem escritas.

A história que me levou a pegar na colecção é uma das mais conhecidas do autor, O Horla. Tendo assistido involuntariamente à leitura de uma parte do conto na FNAC, resolvi-me a procurar o livro a fim de ler o resto. Neste conto retrata-se o aparecimento de uma nova espécie de predadores que irão conquistar os seres humanos, uma espécie de vampiros invisíveis que bebem água e leite para além de se alimentarem dos seres humanos. Transparentes, é só depois de agrupados outros relatos semelhantes, que a vítima narradora desconfia então da existência de uma presença.

Outro dos contos que gostei imenso foi A Lenda do Monte Saint-Michel que relata como Saint-Michel conseguiu por sucessivas vezes, enganar o Diabo. Em Aparição um homem aceita o pedido de um amigo viúvo, há muito desaparecido, para ir à sua casa abandonada buscar documentos que se encontram no quarto onde terá falecido a jovem esposa. Ele? é o sonho de um louco, um homem que por medo de estar sozinho não vá encontrar-se com a sua própria presença em casa, se vai casar.

Em Quem Sabe? os móveis de um homem ganham vida e fogem um dia pela porta para grande pavor do dono, que se resolve a abandonar a casa, viajando de terra em terra. Um Cobarde é outro conto engraçado que relembra muitos gabarolas, homens de grande moral que se mostram demasiado confiantes até ao grande momento.

A grande maioria destas histórias exploram medos comuns: fantasmas, aparições ou temores invisíveis, passando pelo medo da verdade sobre um ente querido falecido, ou pela diferença entre os horrores vulgares e os verdadeiros horrores. Um conjunto de contos que, tendo premissas bastante simples, se tornam bastante interessantes.

2 Comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.