O Médico de Córdova – Herbert Le Porrier

Moises Maimonides (1135-1204) terá sido um dos mais importantes filósofos judeus da história. Conhecido médico e estudioso, nasceu na cidade de Córdova numa altura propícia para o florescimento cultural – a cidade era detentora de uma das maiores bibliotecas da altura, e existiria alguma respeitosa troca cultura, entre muçulmanos e judeus.

Infelizmente, com a conquista da cidade por radicais muçulmanos, a família teve de escolher uma de três opções: exílio, morte ou conversão. Terão escolhido a primeira, e o pai (Rabino Maimon) terá escrito nessa altura um dos mais importantes tratados defendendo a fé da comunidade judaica. Maimonides, um racionalista, escreve também por sua vez,  obras cuja influência se extende ao mundo não judaico. A estas, podem ser encontradas referências nas obras de Tomas de Aquino, um dos principais fundadores da filosofia da Igreja Católica, ou influências nos trabalhos de Descartes, Espinosa ou Kant.

O Livromedico cordova

A história retrata a vida de Moises Maimonides em tom auto-biográfico, tentando preencher falhas históricas existentes. Apesar de se referir à vida de um estudioso, é um livro movimentado não só porque na época decorriam várias guerras, como pelas inúmeras viagens empreendidas. A movimentação existe não só pelas deslocações de Maimonides, como através das ideias e teorias desenvolvidas sobre filosofia e religião que se baseiam no intenso racionalismo. Possui assim, algumas passagens interessantes do ponto de vista filosófico, ainda que não sejam excessivamente extensas.

São referidas personagens como Averroes, que terá influenciado intensamente a formação em Astronomia, Matemática e Filosofia; ou Saladino, conhecido Sultão Egípcio que terá tido um papel preponderante nas cruzadas e na conquista de Jerusalém – pessoas com as quais se terá cruzado Maimonides.

O livro embora referido nalgumas listas de “Melhores Romances Históricos” parece estar pouco divulgado , o que me surpreendeu bastante. Referências são raras e essencialmente em espanhol ou frances. É no entanto um bom livro de Ficção Histórica cuja acção principal se passa na Península Ibérica, e que foi publicado pela Editorial Bizâncio.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.