Colecção Bang! – Saída de Emergência

Há uns anitos não era só a colecção 1001 Mundos da Gailivro que lançava obras de fantasia e ficção científica. Pela Saída de Emergência tinhamos a Bang! que ainda persiste, embora com menor volume de lançamentos, e no seguimento da qual vários autores do género vieram a Portugal. Agora, por ocasião do lançamento do número 18 da revista de mesmo nome, alguns elementos da colecção encontram-se em promoção pela FNAC. Ainda assim, convém recordar que os volumes mais antigos da colecção se encontram a um preço excepcional no site da própria editora. Eis destaque para alguns dos livros que podem encontrar a preços que não ultrpassam os 7€.

IMG_6763

Na componente de ficção científica encontramos, entre outros, os clássicos Pavana de Keith Roberts, O Senhor da Guerra dos Céus de Michael Moorcock ou O Homem do Castelo Alto de Philip K. Dick. O lançamento do primeiro, Pavana, foi pouco comentado apesar de pertencer à colecção Sci-fi Masterworks. Apresenta-nos uma realidade alternativa através de várias histórias interligadas, onde a Inglaterra caiu sob as mãos dos espanhóis, mantendo-se a Inquisição durante longos séculos (opinião mais detalhada). Sendo, entre os publicados “recentemente”, um dos melhores do género, encontra-se agora a 5€.

IMG_6753

Entre os diversos volumes publicados nesta colecção destaca-se sem dúvida, para mim, o Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas. Encontrado por diversas vezes na secção de medicina das livrarias, é uma obra 100% ficcional onde diversos autores discorrem sobre doenças inventadas, relatando sintomas, causas e curas fantásticas. Para além do tipo de obra (um almanaque / dicionário inventado) destaca-se pela conjugação de participações estrangeiras e portuguesas – o volume não contem apenas as histórias da versão original, mas também algumas de autores portugueses que se juntaram com os seus relatos, finalizando um extenso volume. Mas as participações portuguesas nesta colecção não se ficam pela participação em antologias. David Soares é um dos nomes portugueses que mais encontramos, com obras como A Conspiração dos Antepassados, Batalha ou Lisboa Triunfante.

IMG_6720

De interior bastante ilustrado e cuidado, A Sombra Sobre Lisboa é uma antologia de contos lovecraftianos que possuem como cenário a capital portuguesa. As participações são maioritariamente portuguesas destacando-se as de João Barreiros, António de Macedo e David Soares. Grendel de John Gardner é outro dos lançamentos esquecidos desta colecção. Aqui a história é contada pelo ponto de vista do monstro que apenas pretende aproximar-se dos humanos mas é sempre mal percepcionado por conta do aspecto.

 

IMG_6741

Tendo esta entrada como intuito destacar os volumes da colecção que se encontram bastante acessíveis à carteira, não gostaria de deixar passar a oportunidade de referir brevemente, outros grandes lançamentos (e decerto esquecerei alguns). Autores de ficção científica como Richard Morgan (Forças do MercadoCarbono Alterado), Robert Charles Wilson (Darwinia) ou Paul McAuley (Anjos Pistoleiros e A Invenção de Leonardo) dificilmente teriam sido publicados em português noutras colecções portuguesas e no género de fantasia há que lembrar as séries Gormenghast de Mervyn Peake, Tigana de Guy Gavriel Kay ou Locke Lamora de Scott Lynch.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.