Amarcord – Zoran Zivkovic

Amarcord é um dos cinco títulos de Zoran Zivkovic publicados pela Kurodahan Press, uma editora cujo objectivo inicial seria a ponte entre o mundo literário asiático e o inglês. Para além de ter publicado cinco títulos de Zoran Zivkovic em inglês, a editora publicou três das suas obras em japonês.

De visual bastante simples,  Amarcord reúne dez histórias em torno de memórias. A primeira apresenta-nos um criminoso a quem foi limpa a memória, de modo a ter uma nova vida sem remorsos. Numa outra um homem é atingido por um vírus em que todas as suas recordações foram substituídas por histórias que recorda vivamente. Ainda, há aqueles que compram ou vendem memórias: compram-se obras que desapareceram mas permaneceram nas células do autor, ou vendem-se pedaços sórdidos e fascinantes aos curiosos.

Ainda que os contos curtos sejam engraçados, o que tornou o livro fascinante é a forma como, no final, em três ou quatro páginas, Zoran Zivkovic entrelaça todas as histórias, formando uma maior que nos tira o fôlego. Este não é o único livro do autor em que tal acontece, mas é sempre extraordinária a capacidade que tem para o fazer sempre inesperadamente.

Para além da excelente e balanceada prosa, Zoran Zivkovic consegue construir várias e diferentes histórias em torno de um só tema, explorando diferentes perspectivas. Não fosse tudo isto, o facto de, ainda, incluir referências a livros conhecidos tornam as suas obras quase ou até, perfeitas: entre os títulos das diversas histórias podemos encontrar The Magic Mountain, Fahrenheit 451 ou Crime and Punishment.

8 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.