À semelhança do ano passado irei colocar aqui uma lista dos lançamentos de autores portugueses nos géneros fantástico, ficção científica e horror. A ideia teve origem no blog da Ana Cristina Rodrigues que fez algo semelhante para os lançamentos de autores brasileiros o ano passado. Este ano destacam-se as antologias Vaporpunk e Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead, assim como Se Acordar Antes de Morrer, os livros de Afonso Cruz e de David Soares.
Com certeza que faltarão alguns livros e BD’s na listagem, pelo que peço que me indiquem estas falhas caso as detectem:
– Alex 9 – A Coroa dos Deuses – Martin S. Braun – incorporado na colecção TEEN, é o segundo volume de uma aventura fantástica juvenil.
– Almanaque do Dr. Thackery T. Lambshead de Doenças Excêntricas e Desacreditadas – Este volume reúne descrições de doenças imaginárias por autores estrangeiros, bem como por autores portugueses. Neste conjunto os autores portugueses não se deixam ficar na sombra de grandes autores, como Neil Gaiman ou Michael Moorcock, e ultrapassam, por vezes, as histórias destes.
– Ascensão de Arcana – Rafael Loureiro – Publicado pela Editorial Presença, este é o segundo volume da trilogia de vampiros da autoria de Rafael Loureiro.
– A Boneca de Kokoschka – Afonso Cruz – com menos elementos de fantástico que Enciclopédia da Estória Universal ou Os Livros que Devoraram o meu pai, possui uma história simples que se vai ramificando e complicando, ao mesmo tempo que vai envolvendo o leitor.
– Campos de Odelberon – Rodrigo McSilva – primeiro volume de uma saga de dimensão indeterminada, foi publicado pela Editorial Presença este ano.
– Os Doze Reinos – Madalena Santos – Último livro da saga de quatro livros Terras de Corza
– O Escolhido – Samuel Pimenta
– Uma Espécie de Sentido – João Pedro Duarte – uma história leve que decorre numa futura sociedade matriarcal, com pitadas de humor satírico. Embora possua bons momentos, a impressão final que ficou foi a de estar atabalhoada, ou seja, possui alguns episódios confusos e apressados.
– Estrela de Narien – Susana Almeida – série fantástica juvenil, lançada através da colecção TEEN, e que conta já com dois volumes.
– O Evangelho do Enforcado – David Soares – referenciado em diversas listas de melhores do ano, este ter-se-á tornado o livro mais conhecido do autor e espero lê-lo em breve.
– O Feitiço das Trevas – A. P. Cabral – lançado este ano pela Guerra e Paz é na verdade uma re-edição de Igorj de Harmeling.
– Jaguar – J. Pedro Baltazar
– A Luz Miserável – David Soares – lançado em edição especial durante o Fórum Fantástico, apresenta quatro contos de horror do autor, relacionados com quatro das suas mais recentes obras.
– Os livros que devoraram o meu pai – Afonso Cruz – história juvenil com pitadas fantásticas, apresenta um rapaz que procura o pai, engolido pelos livros que devorava. Um pouco menos simples do que parece à primeira vista, apresenta várias camadas e referências a diversos clássicos de ficção especulativa.
– O Monstro – Catarina Araújo
– A Noite e o Sobressalto – Pedro Medina Ribeiro – Primeiro livro do autor, apresenta um conjunto de sete histórias enquadradas principalmente no género horror. Ainda que haja, por vezes, alguns pontos a melhorar em termos de história, este conjunto surpreendeu-me positivamente, caracterizando-se por uma qualidade de escrita bastante superior ao que esperava, revelando potencial para crescer. Aguardo agora futuros trabalhos do autor e espero que cresça em capacidade narrativa.
– Orbias – O Demónio Branco – Fábio Ventura
– Pela Sombra Morrerão – Carla Ribeiro
– Se Acordar Antes de Morrer – João Barreiros – Publicado pela Gailivro, esta colectânea reúne vários contos de João Barreiros, alguns publicados anteriormente em pequenos volumes de edição limitada ou revistas online de impossível aquisição actualmente. Ainda que conhecesse algumas das histórias esta foi sem dúvida uma aquisição obrigatória para quem gosta do trabalho do autor.
– Senhores da Noite – Carla Ribeiro
– Só no Escuro podes ver as Estrelas – Cristina Boaventura
– Vaporpunk – Esta colectânea lançada no Brasil reuniu noveletas no género steampunk de autores portugueses a brasileiros, tendo sido organizada por Gerson Lodi-Ribeiro e Luis Filipe Silva e publicada pela Editora Draco. Algumas das histórias são muito boas e a colectânea tem conseguido alguma projecção internacional tendo, até, trechos traduzidos para inglês por Fábio Fernandes e Larry Nolen.
– Terra Sonora: Sonambular – Nuno Viana
– O Veneno de Ofiúsa – Francisco Dionísio
– Viagens na Minha Terra com Vampiros – Pedro Manuel Calvete
________________________________
Revistas e Fanzines
– Bang! – Volume 7
– Bang! – Volume 8
– Conto Fantástico
– Fénix
________________________________
Banda Desenhada
– As Incríveis Aventuras de Dog Mendonça e Pizzaboy –
– Zona BD (site oficial)
Os Doze Reinos, de Madalena Santos. Lançado em Julho, o último livro da saga de quatro livros Terras de Corza e que esteve várias semanas no top da Fnac.
Tens aqui a sinopse que aparece no site:
“Numa era primitiva e violenta, onde povos rudes são vizinhos de Cidades em franca ascensão, os clãs da Região de Unar tentam concentrar as suas forças no Primeiro Rei.
Um bando de amigos que vive na orla dos Pântanos de Unar desde cedo se vê portador de um destino recheado de vitórias e glória eterna. Após uma longa campanha de duras provações, um deles, Teldius, é coroado e inicia uma longa fase de conquistas. Porém, os inimigos são muitos e diversificados e, no Sul, as Cidades revelam-se prósperas, evoluídas e habitadas por adversários superiores.
As traições alteram o caminho dos Guerreiros de Unar e, no meio de tantos homens cujo ânimo se baseia na ferocidade dos líderes, Corza eleva-se até os inimigos temerem o seu nome. A odisseia prossegue até aos reinos longínquos, onde cenários coloridos e exóticos os esperam para intrigas entre poderosos que manipulam coroas e definem o futuro a seu bel-prazer.”
Muito obrigada ! 🙂 título acrescentado !
Não sei se estás a incluir este tipo de publicações, mas aqui ficam mais três de 2010:
– “Crónicas do novo mundo”, de José Ilídio Torres / Silva Torres (um livro de contos de ficção especulativa e terror)
– “Início (Saga de Alamar, #1)”, de Diana Franco de Sousa
– “Os Bárbaros”, de Humberto Oliveira
E de momento não me lembro de mais nenhum.
Obrigada pelas sugestões, mas não pretendia incluir edições de autor ou semelhantes 🙂
Imaginei que não, mas achei por bem dizer, para o caso de quereres. 🙂
Se bem que não tenho a certeza se o primeiro é ou não edição de autor. Pareceu-me que não, mas muito possivelmente é.
Bem, também tive as minhas dúvidas, mas após googlar o livro, fiquei com mais pistas para sim do que para não 🙂
Obrigada, de qualquer forma !