O Fim Chega numa Manhã de Nevoeiro – Renato Carreira

Tenho a confessar que é com alguma desconfiança que olho para ficção especulativa portuguesa. Excepção feita, claro, para um pequeno conjunto de autores cujas obras conheço e que entram sempre na lista de aquisições obrigatórias. Neste caso, o título despertou-me alguma curiosidade, mas fiquei sem saber o que esperar da capa.

Felizmente, a surpresa foi positiva. Esqueçam os fatalismos e a melancolia características de jovens autores que almejam a próxima comparação a Tolkien ou Meyer. Esqueçam a prepotência de longos discursos carregados de palavras caras mal usadas ou de expressões que pretendem dar ao texto mais importância do que a que tem. O Fim Chega numa Manhã de Nevoeiro é antes uma história de tom leve e divertido, assente num investigador policial bronco e solteiro, que se vê rodeado de seres sobrenaturais.

A história começa com uma sessão de terapia a Baltazar Mendes, o investigador policial suspenso das suas funções por declarar a existência de seres sobrenaturais. Ainda não recuperado do primeiro encontro, volta a ser contratado à força por feiticeiros graças ao dom peculiar de imunidade ao sobrenatural. Desta vez a missão é bastante mais crítica: um grupo de feiticeiros irá tentar ressuscitar um poderoso taumaturgo, o rei D. Sebastião, o que poderá dar início ao fim do Mundo, e Baltazar Mendes terá um papel fulcral em impedir que tal aconteça.

Seguem-se as perseguições e buscas em covis de vampiros, com cenas de luta corporal e duelos de magos. Em todas estas cenas, o elemento cómico é mantido pelos comentários mau humorados do detective rabugento que se vê arrastado por cenários sobrenaturais na cidade de Lisboa.  Com grandes reviravoltas, a história cativou-me pelo ritmo e leveza, realçando-se pela quebra de alguns clichés relacionados com seres sobrenaturais. Em suma, divertiu-me.

One comment

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.