The Martian Chronicles – Ray Bradbury

slice_martian_chronicles_ray_bradbury_art_01

Mesmo depois de vários livros de Ray Bradbury nada me preparou para o belíssimo The Martian Chronicles que retrata a chegada dos homens a Marte, E nova chegada. E outra – a cada nova expedição desenvolve-se uma história inesperada em que o que encontram é bastante diferente de qualquer expectativa.

Ridiculamente demente, a história inicia-se com a apresentação de um casal de marcianos em que os ciúmes do marido são despertados por um sonho da esposa. Neste sonho a marciana antecipa a chegada do primeiro homem que aterra em Marte e com ele tem conversas bastante interessantes – tão interessantes que murmura enquanto dorme, deixando o marido desconfiado – a marciana é psíquica mas não é vidente e claro que a cena que se desenrola é bastante diferente da sonhada.

MartianChronicles_MoviePoster

Transbordando de capacidades psíquicas, a população marciana é afectada pela presença dos humanos vindos da Terra, causando vários episódios cómicos de tão ridículos. A cada nova expedição desenrola-se um episódio mais inesperado do que o anterior, sendo um dos meus favoritos, a construção de uma casa onde se materializam os vários contos de Poe, numa época em que foram banidas todas as menções ao que tenha origem na imaginação humana.

Tão imprevisível quanto a história da espécie humana, as histórias da colonização de Marte reflectem a instabilidade dos vários governos terrestres, satirizando situações sociais ou histórias, algumas com grande paralelismo com a colonização da América – uma compilação de relatos inteligentes de grande humor, aos quais é impossível permanecer indiferente.

2 comments

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.