Resumo de Leituras – Fevereiro de 2015 (2)

who fears death

21 – Who Fears Death – Nnedi Okorafor – Vencedor dos prémios World Fantasy Award e Carl Brandon Kindred Award, contem elementos tanto de ficção científica como de fantástico. Baseando-se na luta em África de duas raças num mundo pós-apocalíptico onde as exterminações e violações são comuns, conta a história de uma rapariga originada por um acto de violência e por esse motivo hostilizada nas populações mais afastadas dos conflitos. Descendente de feiticeiros, descobre ela também ter poderes fora do comum, iniciando uma demanda pela mudança do ciclo de violência. Interessante por conter elementos pouco usuais na ficção europeia ou americana, consegue ultrapassar o cliché do herói, tanto pelo percurso carregado de consequências, como pelo final.

saga vaughn

22 – Saga Vol.1 – Brian K. Vaughan – Esta surpreendente edição portuguesa (e barata) é o primeiro volume de uma divertida série de banda desenhada. Entre episódios de violência comicamente injustificada encontramos um casal improvável e o fruto da sua união – um bebé. Tendo traído as suas raças para se unirem, fogem de todos esperando conseguir encontrar um lar pacífico para educar o rebento. Pelo caminho encontram fantasmas, assassinas de aspecto aracnídeo e generais de cabeça televisiva. Uma história que poderia ser trágica, não fosse explorada de forma descontraída e engraçada, com pequenas piadas nos episódios inusitados.

world of trouble

23 – World of Trouble – Ben H. Winters – Eis o último volume da trilogia pré-apolíptica de Ben H. Winters. O cometa está cada vez mais próximo e conseguem-se contar pelos dedos os dias que restam à humanidade. Palace encontra-se num retiro de polícias, mas a imagem da irmã não o deixa sossegar. Acaba por partir em seu encalço com um parceiro (um criminoso bruto e desenrascado). A busca continua a confrontá-lo com desesperados, teorias da conspiração e seitas – mas que mais fazer quando o mundo tem os dias contados?

deixa-me entrar

24 – Deixa-me entrar – Joana Afonso – De aspecto gráfico interessante conta uma pequena história em torno de um homem isolado que se hospeda numa pequena pensão com os seus vários caixotes. Na sequência de uma inundação é convidado a ficar num quarto melhor, dentro do que será o apartamento central da dona da pensão, solteira. Entre os dois acaba por se estabelecer um ritual caseiro com o qual o homem se sente estranho.

2 comments

  1. Já há algum tempo que tenho curiosidade em ler o “Who Fears Death”, por se passar em África e porque já li muitas opiniões positivas. Sendo a tua mais uma para somar. 🙂
    A edição portuguesa do “Saga” foi uma surpresa bem agradável e só espero que continuem a publicar. Os volumes seguintes são ainda melhores que o primeiro.
    Boas leituras!

  2. 🙂 amanhã sai uma crítica mais detalhada do Who Fears Death. Fiquei curiosa com os seguintes e já cá tenho o Lagoon da mesma autora.
    Em relação a Saga achei a edição nacional espectacular – capa dura, bonitinha, e ainda por cima barata (para o formato capa dura). O segundo volume já está planeado pela mesma editora – a ver se espero pelo lançamento ou me atiro às edições inglesas.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.