Eventos: Sustos às sextas (Sessão de 13 de Março)

figuras clássicas

Eis que chegou mais uma sexta-feira 13 acompanhada por Sustos às Sextas. À chegada do local destacam-se as melhorias – um caminho mais amigável a passadas e iluminado. No interior, as duas salas contíguas ao salão do evento apresentam novas exposições, com alguns quadros dignos de destaque. Já no salão destaca-se a colecção de jazz que, sem ter relação com a temática do encontro conferia um aspecto curioso ao espaço.

IMG_3487

Mas voltando ao tema. A sessão iniciou-se com a apresentação da exposição Figuras Clássicas do Terror composta por vários quadros de temática monstruosa, onde podemos encontrar, entre outros, um golem, um frankenstein ou um homem invisível. De estilos e autorias diferentes, os quadros formam um conjunto interessante de boa qualidade. Eis um dos mais falados:

homem invisivel

Foto retirada da página facebook do evento

Após a visita à galeria acompanhados por gostosas bolachinhas aterradoras, seguiu-se o momento mais esperado da noite: “A perspectiva do novo horror” de João Barreiros. Introduzindo-nos ao tema com uma breve explicação sobre a origem do prazer que sentimos com o género horror, João Barreiros levou-nos por uma pequena viagem entre os livros que o marcaram.

IMG_3483

Entre livros da extinta colecção argonauta (re)descobrimos A.E. Van Vogt, Clive Barker (com Books of Blood), Peter Straub (com Ghost Story), William Hope Hodgson (com The House on the Borderland) ou China Miéville (autor de um dos meus livros favoritos, Perdido Street Station) sem faltarem as bandas desenhadas e as referências francesas tão fora do que costume ser falado ou publicado em Portugal. Após um curso intervalo, a noite terminou com leitura interpretativa do conto “A Pata de Macaco” de W. W. Jacobs, um clássico do género:

Sustos

Foto retirada da página facebook do evento

5 pensamentos sobre “Eventos: Sustos às sextas (Sessão de 13 de Março)

  1. Pingback: Março de 2015 | Rascunhos

  2. Pingback: Figuras Clássicas do Terror no MOTELx | aCalopsia

  3. Pingback: Eventos: Sustos às sextas – Edição de 2016 | Rascunhos

  4. Pingback: Assim foi: Sustos às sextas – 15 de Janeiro | Rascunhos

  5. Pingback: Eventos: Exposição: “Figuras clássicas do Terror” | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s