Sr. Bentley – O enraba passarinhos – Ágata Ramos Simões

IMG_6375

Lembro-me da reacção de estranheza ao ler este título quando o livro foi lançado pela Saída de Emergência, já há nove anos. O tom provocatório do título é exacerbado pela capa, mas a curiosidade foi derrotada pelo preço original de lançamento. Em 2013 o livro foi relembrado mas num contexto bastante diferente. Faria parte de um conjunto de livros a ser oferecido pela CGD em parceria com a editora. Esta iniciativa acabou por ser cancelada por causa do conteúdo erótico e alternativo de algumas das obras escolhidas no lote. Uma das mais faladas terá sido esta, que se destacou pelo título. Este episódio que me fez recordar o livro que não tinha adquirido na altura do lançamento, fez com que muitos o comprassem, curiosos. Acabei por aproveitar o novo preço para o encomendar.

A história é, como seria de esperar, peculiar. Sr. Bentley é o nome da personagem principal, um homem a quem cabem os piores epítetos. Trapaceiro e mal-criado, tem por hábito criar episódios de extremo mau gosto. Assim o conhecemos, numa das habituais visitas ao cemitério, onde escolhe um poiso para fazer o seu teatro maldoso enquanto imagina os corpos em decomposição e se ri da reacção de quem o apanha naqueles preparos.

IMG_6392

Graças ao chapéu, que leva para todo o lado, escapa incólume por diversas vezes, após as graves travessuras que pratica: fingir enfartes para não pagar a conta dos restaurantes caros, aproveitar-se dos poucos amigos para lhe pagarem avultadas contas ou raptar velhinhas a pretexto de as levar aos lugares onde querem.

Sem papas na língua, briguento, fraudulento e grosseiro, o Sr. Bentley representa o pior de todos os homens em quase todas as facetas da sua vida. O pior dos amigos, falso cavalheiro e trapaceiro sem reservas, tem apenas para a mulher um lado mais suave, venerando-a como que a uma Santa, que mal ouve e não fala.

De leitura rápida e divertida, Sr. Bentley possui, entre as dezasseis histórias, alguns episódios bastante cómicos, entre outros capazes de suscitar nojo e apreensão. Sem papas na língua, Sr. Bentley possui uma linguagem vulgar com objectivo ofensivo que se coaduna com a sua personalidade, mas que pode chocar leitores mais sensíveis.

Algo que se destaca neste volume é o aspecto cuidado. De capa rígida e capa a propósito, possui um interior carregado de imagens, numa edição de meter inveja a muito autor português.

Para os interessados, a autora já publicou mais histórias da personagem e disponibilizou alguns episódios no seu blog.

2 pensamentos sobre “Sr. Bentley – O enraba passarinhos – Ágata Ramos Simões

  1. Pingback: Resumo de leituras – Junho (3) | Rascunhos

  2. Pingback: Antologia de ficção científica Fantasporto | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s