À mesa com Kafka – Mark Crick

IMG_8701

Referido na sessão de 29 de Agosto de Recordar os Esquecidos, este foi daqueles livros que fiquei logo com vontade de adquirir, tanto pela ideia original, como pela execução no excerto que foi lido.

Em quatorze capítulos o autor apresenta diferentes receitas justificando-as com histórias ao género de algum escritor conhecido. Temos assim Coq au vin à la Gabriel Garcia Marquez, Solha a la Dieppoise à la Jorge Luis Borges ou Passarinhas desossadas e recheadas à la Marquês de Sade.

A primeira receita é Cordeiro com Molho de Funcho à la Raymond Chandler. Não conhecendo nada de Raymond Chandler poderei não ter apreciado ao máximo estas páginas, mas é de realçar o tom urbano e deprimente, onde o cozinheiro age como um detective solitário dos anos 60, duro e negro até na preparação do prato.

IMG_8712

Ovos com Estragão à la Jane Austen descreve um prato simples que a Mrs. B se prepara para apresentar nervosamente à sociedade, tal como uma jovem moça em idade casadoira. Neste caso Mrs. B pretende dar a conhecer a qualidade dos seus ovos realçando-lhes as qualidades recorrendo ao uso de uma erva pouco vulgar, para paladares mais refinados.

Sopa rápida de miso à la Franz Kafka é um excelente tributo a livro O Processo de Kafka. Tal e qual como  no livro, o responsável por preparar o jantar vê-se numa situação inusitada, ingrata e inexplicável. Pouco vestido para a ocasião, com pessoas à mesa, sem saber o que preparar, nem que importância dar aos convivas que esperam a comida, acaba por aproveitar os ingredientes que encontra.

Em Bolo Rico de Chocolate à la Irvine Welsh (outro autor do qual desconheço a obra) o cenário é de pobreza, mais de espírito do que monetária, destacando-se o contraste entre o rico repasto que prepara e as personagens que aparecem sem aviso para o partilhar. Entre vivos e mortos, lá se desfaz um bolo.

IMG_8549

Se em Tiramisu à la Marcel Proust o episódio decorra como um momento de degustação que relembra memórias passadas, em Coq au vin à la Gabriel Garcia Marquez prepara-se o último prato a um condenado, com toda a pompa e consideração. Em tom descritivo aprende-se a fazer um Risotto de cogumelos à la John Steinbeck:

Os porcini estavam secos e engelhados, as fatias contorcendo-se de sede, da cor do barro cozido. Quando finalmente caiu a água, meras gotas de início, absorveram o que puderam, até que rapidamente foram recobertos pelo líquido vivificante.

A próxima receita foi a que me levou a adquirir o livro, lida na sessão de Recordar os Esquecidos, Passarinhas Desossadas e recheadas à la Marquês de Sade, um episódio divertido, audaz e muito visual, carregado de malícia e alguma crítica social.

Clafoutis Grandmére à la Virginia Wolf é uma receita dispersa e bastante introspectiva, de grande detalhe na descrição dos ingredientes mas que, a cada movimento, acrescenta um episódio exterior à confecção da iguaria.

De realçar, também, Fenkata à la Homero, onde os filhos dos deuses (heróis conhecidos) preparam algo para comer em constante discórdia, num episódio epopeico pouco focado na receita, ou a Solha à la Dieppoise à la Jorge Luís Borges que decorre em Londres, no ano de 1945.

Aproveitando uma receita como desculpa para compor um episódio, o autor apropria-se do estilo de vários escritores conhecidos, originando um conjunto muito interessante de histórias que dificilmente me teriam captado a atenção, não fosse a leitura na sessão.

5 pensamentos sobre “À mesa com Kafka – Mark Crick

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Outubro (2) | Rascunhos

  2. Pingback: Assim foi: Conversas Imaginárias 2015 – As Leituras do ano | Rascunhos

  3. Pingback: Retrospectiva 2015 – Resumo literário | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s