Saga – Brian K. Vaughan e Fiona Staples (Vol.3)

IMG_9047

Se o primeiro volume foi surpreendente pela novidade em premissa, e o segundo foi mais calmo, cimentando a percepção da história e das personagens, este terceiro destaca-se por um retomar de sucessivos e diferentes episódios de acção, com novas personagens e novas interacções.

Alana e Marko continuam a viagem atribulada em busca do escritor do romance que os terá unido, agora acompanhados, também, pela mãe de Marko, recentemente viúva. Apesar de gostar do filho e de cuidar da neta, ainda não aceitou a nova nora com a qual possui discrepâncias culturais e ideológicas, difíceis de ultrapassar, após séculos de guerra entre as duas espécies.

IMG_9107

Claro que ao encontrarem o planeta, a chegada não poderia ser pacífica – aliás, ainda está para aparecer um planeta no qual aterrem e no qual não sejam atacados por monstros gigantescos ou estranhos. Neste caso tratam-se de esqueletos animados que são eliminados com a ajuda do próprio escritor que procuram.

Apesar de manter o tom esperançoso, a história neste volume tem também trechos mais sérios e introspectivos, com as conversas dos dois viúvos (a mãe de Marko e o escritor) a remoer acontecimentos e amores passados. Lembranças que magoam, mas que também os aproximam, dando origem a um curto período de calma em que a família se distrai alegremente.

IMG_9239

Sol de pouca dura. Até porque, paralelamente, outros acontecimentos violentos vão-se desenrolando, responsabilidade indirecta da família: um casal de repórteres procura a verdade por detrás do suposto sequestro de Alana, percebendo que a sua pesquisa não se coaduna com os interesses de várias entidades; o mercenário contrato para eliminar o casal é gravemente ferido fazendo com que a namorada procure o ex-namorado para o curar; e o príncipe “cabeça de televisão” não olha a meios para garantir o sucesso da perseguição.

IMG_9248

Ainda que o encontro de várias destas personagens seja previsível, não o é a sucessão de episódios violentos pouco espaçados que originam, fazendo com que o final deste volume seja bastante surpreendentemente turbulento.

Cómico apesar dos trechos violentos, com várias referências sexuais e, até, alguma introspecção, este volume volta a subir as expectativas para os próximos volumes.

(Volume 1 | Volume 2)

(livro recebido através de parceria com a editora)

3 pensamentos sobre “Saga – Brian K. Vaughan e Fiona Staples (Vol.3)

  1. Pingback: Resumo de Leituras – Novembro de 2015 (2) | Rascunhos

  2. Pingback: Destaque: Saga Vol.4 – Brian K. Vaughan e Fiona Staples | Rascunhos

  3. Pingback: Saga – Vol.4 – Brian K. Vaughan e Fiona Staples | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s