Histórias de Aventureiros e Patifes – Vários autores

IMG_0181

Que tipo de personagens preferem? Heróis destemidos e bonzinhos, ou patifes dúbios com propósitos obscuros? Claro que fica sempre bem escolher os primeiros, mas a verdade é que os segundos são muito mais interessantes – e bem mais credíveis como personagens. É com esta premissa que George R. R. Martin e Gardner Dozois organizaram esta antologia, escolhendo histórias que têm como personagens principais, patifes em grandes aventuras.

IMG_0325

A primeira história, de Neil Gaiman, recorda-nos o mundo fascinante criado em Neverwhere. Como o Marquês recuperou o seu casaco é um conto engraçado, principalmente para quem conhece o livro, que nos traz uma pequena aventura de uma personagem casmurra, pouco simpática, mas bastante desenrascada. Sem ser um conto excelente, é divertido, com momentos agradáveis e até, divertidos.

A próxima história é um conto mirabolante sobre quadros, verdadeiros e falsificados, que foram sendo vendidos e trocados, aproveitando o caos após a Segunda Guerra Mundial. Proveniência de David W. Ball termina com uma reviravolta interessante ganhando todo o sentido no final.

Se Qual é a sua profissão de Gillian Flynn é uma aventura de trapaceiros e burlões que são menos espertos do que pensam, Uma forma melhor de morrer traz-nos a possibilidade de viajar entre realidades paralelas, e de encontrar os nossos duplos.

IMG_9876

Por sua vez, Um ano e um dia na velha Theradane, de Scott Lynch apresenta-nos não um patife, mas uma quadrilha reformada que, por força das circunstâncias se vê forçada a reiniciar actividade para roubar uma rua – história mirabolante e divertida.

A caravana para nenhures de Phyllis Eisenstein apresenta-nos um herói que decerto o autor já usou noutras aventuras. Um mago que usa a capacidade musical para se fazer passar por bardo, aproveita as oportunidades que lhe oferecem para ter pequenas aventuras e descobrir o mundo. Desta vez a aventura é para o deserto, tendo como destino uma cidade-oásis onde se irão abastecer de produtos exóticos. Durante toda a viagem vêm a cidade fantasma que chama pelos viajantes. De personagem misteriosa mas interessante, apresenta uma aventura triste e melancólica, envolvendo a dependência de drogas.

O conto seguinte, Galho Vergado de Joe R. Landsdale é uma história de durões que tentam, a murros e pontapés, entre chulos e polícias corruptos, resgatar uma jovem drogada. Conto movimentado que relembra o ambiente do interior americano, onde a autoridade provinciana escasseia e o crime lento não tem oposição, é uma história engraçada que diverte sem se tornar excepcional.

Depois de um conto interessante de Patrick Rothfuss, A árvore reluzente, mais interessante pelos detalhes e pela forma como decorrem os acontecimentos do que propriamente por ter uma história com princípio, meio e fim, segue-se Em exibição de Connis Willis. Nesta história ligeiramente futurística ir ao cinema não é simplesmente passar duas ou três horas a ver um filme, mas um evento que ocupa o dia todo, entre refeições, diversões e tentativas infindáveis de compra de bilhetes. A história roda em torno deste evento, tentando revelar a jogada comercial por detrás deste arranjo.

O Príncipe de Westeros ou o irmão do rei é o último conto desta antologia, da autoria de George R. R. Martin. Estranhamente, é o conto que menos gostei do conjunto, parecendo-me um desenrolar de relacionamentos entre personagens e árvores genealógicas, que podem interessar a quem gosta do mundo de Westeros, mas que pouco me agradou como história de patifes.

Crítica detalhada a alguns dos contos

3 pensamentos sobre “Histórias de Aventureiros e Patifes – Vários autores

  1. Pingback: Histórias de Aventureiros e Patifes - V&...

  2. Pingback: A ficção especulativa em Portugal – 2015 | Rascunhos

  3. Pingback: Histórias de vigaristas e canalhas – Vários autores | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s