Assim foi: Sustos às sextas – 15 de Janeiro

sustos as sextas programa

Ano novo, novo ciclo de Sustos às sextas ! Já faltava o Inverno com sustos ao crepitar da lareira. Após apresentação sucinta do novo ciclo, eis que a sessão começa com interpretação, a quatro mãos (Mariana Soares e Manuela Fonseca) de Danse Macabre de Saint-Saens, após introdução de Prof. Fernando Serafim.

laurie-lipton-danse-macabre

Laurie Lipton – Danse Macabre (de destacar que existem duas personagens não esqueléticas)

Peça curiosa, bem enquadrada na temática, que terá tido origem numa velha superstição francesa na qual, durante o Halloween, a Morte chamará os mortos para dançarem enquanto toca violino.Durante a peça, passaram-se algumas imagens alusivas, como esta de Laurie Lipton. Deixo-vos a peça interpretada por dois pianistas que, claro, não se compara à possibilidade de ouvir ao vivo.

A esta interpretação, seguiu-se a apresentação de Vanessa Fidalgo onde terá tido oportunidade de explicar como terá iniciado a sua incursão nas histórias sobrenaturais portuguesas. Tudo terá começado numa reportagem que terá levado a uma reunião com a editora que lhe propôs a oportunidade de escrever sobre o tema.

IMG_0717

E após uma única foto, a bateria foi-se…

A partir daí, a autora terá procurado contactos em Portugal, de pessoas diversas que tivessem histórias para contar, desde antigos acontecimentos associados a terras e construções, a lendas com figuras sobrenaturais portuguesas, de preferência com referência a pessoas que tivessem existido. O resultado desta pesquisa foi a publicação de três livros: 101 locais para ter medo em Portugal, Histórias de um Portugal assombrado e seres mágicos em Portugal. Pelo meio, houve ainda espaço para algumas histórias associadas ao local onde estávamos: o Palácio dos Aciprestes.

Deliciosas bolachinhas em formato de fantasma e de morcego com café – após um curto intervalo segue-se a leitura do conto de horror Vultos na escuridão, por António Monteiro e da autoria do mesmo, uma história pausada com referências negras, onde o horror é mais uma presença sombria do que algo palpável.

Edições anteriores:

13 de Fevereiro de 2015

– 13 de Março de 2015

– 17 de Abril de 2015

– 15 de Maio de 2015

6 pensamentos sobre “Assim foi: Sustos às sextas – 15 de Janeiro

  1. Pingback: Últimas aquisições | Rascunhos

  2. Pingback: Janeiro de 2016 | Rascunhos

  3. Pingback: Sustos às sextas – videos da sessão de Janeiro | Rascunhos

  4. Pingback: Seres Mágicos em Portugal – Vanessa Fidalgo | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s